O passaporte, que deixou de ser emitido temporariamente pela Polícia Federal por falta de verba e causou uma fila de espera para pelo menos 100 mil pessoas, é apenas um dos documentos que os brasileiros preferem solicitar nos cartórios. De acordo com pesquisa realizada em 2022 pelo Instituto Datafolha, 57% dos entrevistados preferem que as unidades notariais e registrais sejam responsáveis por esse serviço, bem como pela emissão de documentos de identidade (66%), registro de empresas (66%) e benefícios previdenciários junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
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Ainda segundo a pesquisa do Instituto Datafolha, a população vê nos órgãos públicos um atendimento burocrático (82%), dificuldade na utilização dos serviços (81%), aumento da corrupção (79%), maiores custos (70%) e maior insegurança jurídica (69%). Por terem seus serviços fiscalizados pelo Poder Judiciário, os cartórios também continuam em alta quando é cogitada a possibilidade de empresas privadas realizarem os seus serviços oferecidos ao público. Neste caso, 71% dos entrevistados não concordam com esse tipo de transferência de responsabilidade, pois acreditam (76%) que haveria aumento de valores, burocracia (68%), dificuldade de solicitar os serviços (64%), corrupção (59%) e insegurança (55%).
Foram ouvidas 944 pessoas em maio deste ano nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O Instituto Datafolha foi contratado pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) e pela Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR).
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