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Transporte: Nova hidrovia no Rio São Francisco vai ligar Sudeste ao Nordeste com transporte de cargas Projeto do governo federal prevê uso de 1.371 km navegáveis entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA), com expectativa de movimentar 5 milhões de toneladas

Transporte: Nova hidrovia no Rio São Francisco vai ligar Sudeste ao Nordeste com transporte de cargas

Governo federal anuncia hidrovia estratégica no Rio São Francisco para transporte de cargas entre Sudeste e Nordeste | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

15 de junho de 2025 — O governo federal anunciou, na última sexta-feira (13), a criação de uma nova hidrovia no Rio São Francisco, com o objetivo de impulsionar o transporte de cargas entre o Sudeste e o Nordeste brasileiro. O projeto pretende utilizar 1.371 quilômetros de extensão navegável do rio, com uma previsão de movimentação de 5 milhões de toneladas.

A hidrovia ligará o município de Pirapora, em Minas Gerais, até Juazeiro (BA) e Petrolina (PE), passando por estados estratégicos como Goiás, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e o Distrito Federal. Estima-se que mais de 11,4 milhões de pessoas em 505 municípios sejam diretamente impactadas pelo projeto.

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Transporte de cargas agrícolas, minerais e industriais

As cargas previstas para escoamento pela hidrovia incluem insumos agrícolas, gesso, gipsita, calcário, grãos, bebidas, minério e sal. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, o modal será essencial para a logística e o desenvolvimento regional.

Durante o anúncio, o ministro afirmou que ainda em junho será assinada a delegação das obras à Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), além de confirmar o início dos estudos técnicos para viabilização do projeto.

Etapas do projeto da nova hidrovia do São Francisco

O projeto será implementado em três etapas:

  • Primeira etapa:
    Abrangerá 604 km navegáveis, de Juazeiro a Petrolina, passando por Sobradinho (BA) até Ibotirama (BA). As cargas poderão ser transportadas até o Porto de Aratu-Candeias, na Baía de Todos os Santos, por meio de rodovias.
  • Segunda etapa:
    Inclui o trecho entre Ibotirama e Bom Jesus da Lapa e Cariacá (BA), com 172 km navegáveis. Nesse percurso, haverá conexão ferroviária com os portos de Ilhéus e Aratu-Candeias (BA).
  • Terceira etapa:
    Prevê a ampliação de mais 670 km navegáveis, conectando Bom Jesus da Lapa e Cariacá a Pirapora (MG).

Governo quer ampliar malha hidroviária nacional

O projeto no Rio São Francisco integra uma estratégia nacional para ampliar a navegabilidade em rios brasileiros. Em janeiro, o governo já havia anunciado obras como dragagens nas hidrovias do Tapajós e São Francisco, além da manutenção nos rios Madeira, Parnaíba e Paraguai (tramo Sul).

Outras ações estão previstas, como a proteção de dolfins (estruturas de atracação) na Ponte Newton Navarro, no Rio Grande do Norte, aumentando a segurança da navegação.

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, o Brasil tem 12 mil km de hidrovias navegáveis, com potencial para chegar a 42 mil km, o que representa uma grande oportunidade para baratear custos logísticos e reduzir impactos ambientais do transporte terrestre.


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O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

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