

Em Fortaleza, houve redução de 67% nos acidentes com mortes e de 20,9% com feridos em avenidas que tiveram redução da velocidade máxima | Foto: divulgação/PMF
A Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) iniciou, neste terça-feira (21/9), a implantação da nova sinalização de sete avenidas de Fortaleza, que passarão a ter velocidade máxima de 50 km/h. A medida faz parte do plano de segurança viária da Prefeitura de Fortaleza que tem o objetivo de reduzir a gravidade dos acidentes e, principalmente, mortes por acidentes de trânsito nas avenidas Senador Fernandes Távora, Rogaciano Leite, Godofredo Maciel, Juscelino Kubitscheck, Dr. Theberge, Parsifal Barroso e Prof. Heribaldo Costa.
Em Fortaleza, 36 avenidas que tinham velocidade de 60 km/h já operam com o novo limite de 50 km/h. As vias são escolhidas de acordo com o volume de tráfego, o número e a gravidade dos acidentes registrados.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a velocidade elevada provoca um efeito de afunilamento no campo visual do condutor, dificultando a percepção de pedestres e outros obstáculos nas ruas e avenidas. Dados da Organização revelam que o excesso de velocidade é responsável por uma em cada três mortes no trânsito em todo o mundo.
Os estudos mostram que a readequação do limite de 60 para 50 km/h aumenta em dez vezes a chance de uma pessoa atropelada sobreviver. Em Fortaleza, a eficácia da intervenção é comprovada por meio de estudos técnicos que apontaram uma redução de 67% nos acidentes com mortes e 20,9% com feridos em locais beneficiados com a iniciativa.
Para comunicar a mudança da velocidade aos condutores e pedestres, a Gerência de Educação da AMC realizará ações educativas nos corredores que terão a velocidade máxima readequada. A exemplo de outras vias que já operam com 50 km/h, os motoristas terão até seis meses para se adaptarem à alteração. A previsão é que sejam autuados somente após esse período.
Novo trechos contemplados com a redução de velocidade máxima:
– Av. Godofredo Maciel (entre a Rua Eduardo Perdigão e Av. Pres. Costa e Silva)
Fluxo diário de 48 mil veículos
820 acidentes entre 2015 e 2020
– Av. Sen. Fernandes Távora (entre Av. Augusto dos Anjos e Rua Nações)
Fluxo diário de 23 mil veículos
767 acidentes entre 2015 e 2020
– Av. Rogaciano Leite (entre Av. Washington Soares e Av. Desembargador Gonzaga)
Fluxo diário de 39 mil veículos
463 acidentes entre 2015 e 2020
– Av. Theberge (entre Av. Sargento Hermínio e Rua Santa Elisa)
Fluxo diário de 32 mil veículos
434 acidentes entre 2015 e 2020
– Rua Prof. heribaldo Costa (entre Rua Vitória e Rua Waldemar Holanda)
Fluxo diário de 17 mil veículos
388 acidentes entre 2015 e 2020
– Av. Juscelino Kubitscheck (entre Av. Paulino Rocha e Av. Pres. Costa e Silva)
Fluxo diário de 42 mil veículos
273 acidentes entre 2015 e 2020
– Av. Parsifal Barroso (entre Av. Sargento Hermínio e Av. Mister Hull)
Fluxo diário de 23 mil veículos
88 acidentes entre 2015 e 2020