A PEC Táxi Aéreo, proprietária do avião Beechcraft King Air C90A, que caiu com a cantora Marília Mendonça na sexta-feira (05/11), na serra de Piedade de Caratinga, em Minas Gerais, resgatou nesta segunda-feira (8/11) os dois motores da aeronave. Os motores serão analisados por um perito na cidade de Sorocaba, no interior de São Paulo.
A remoção dos motores foi acompanhada por técnicos do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão subordinado ao Comando da Aeronáutica, responsável por investigar as causas de acidentes aeronáuticos. Na noite de hoje, o Jornal Nacional (JN) informou que havia um cabo de aço enrolado num dos motores.
No domingo (07/11), foi feita a remoção da fuselagem do avião. Os técnicos precisaram suprimir parte da vegetação em volta e cortar o corpo da aeronave para que os pedaços do avião fossem puxados até o local onde estavam os caminhões a postos para fazer o transporte dos destroços da aeronave de Caratinga até o Rio de Janeiro, onde serão feitas novas análises pelos peritos do Cenipa.
Na tarde de sábado, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou um comunicado confirmando que a aeronave bateu num cabo da linha de transmissão de energia elétrica ao se aproximar do aeródromo de Ubaporanga.
“A linha de distribuição atingida pela aeronave prefixo PT-ONJ, no trágico acidente de ontem [sexta-feira], está fora da zona de proteção do Aeródromo de Caratinga, nos termos de Portaria específica do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica Brasileiro”.
Investigação tenta entender agora se houve falha nos motores, que teriam feito o avião perder altitude, ou se houve erro do piloto na navegação.
A cantora e compositora Marília Mendonça, de 26 anos, embarcou na tarde de sexta-feira (05/11) no aeroporto de Goiânia num avião fretado da empresa PEC Táxi Aéreo Ltda com destino ao município de Caratinga, em Minas Gerais, onde faria um show à noite. Também estavam na aeronave o tio e assessor da artista, Abicieli Silveira Dias Filho; o produtor Henrique Bonfim Ribeiro; o piloto Geraldo Martins de Medeiros e o copiloto Tarciso Pessoa Viana.
O avião caiu a poucos quilômetros do local da aterrisagem. O Corpo de Bombeiros foi acionado às 15h30 e ao chegar ao local, de difícil acesso, encontraram todas os ocupantes da aeronave sem vida. O laudo feito pelo Instituto Médico Legal (IML) de Caratinga aponta que as vítimas tiveram politraumatismos. Segundo o delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, Thales Bittencourt, responsável pelo inquérito que apura as mortes, os laudos serão anexados ao inquérito.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Beechcraft, matrícula PT-ONJ, com capacidade para transportar até seis passageiros e mais dois pilotos, estava com toda a documentação em dia e a empresa proprietária tinha autorização para operar táxi-aéreo.
A investigação do Cenipa não tem data para ser concluída e busca evitar que outros acidentes com características semelhantes ocorram.
Neste domingo (7/11), foram realizados os enterros do piloto da aeronave, Geraldo Medeiros, de 56 anos, e do copiloto, Tarciso Viana, de 37 anos. Os corpos foram levados para o Distrito Federal, onde residem as famílias.
Geraldo foi enterrado no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul, em Brasília. O copiloto, Tarciso Pessoa Viana, foi sepultado no Cemitério de Taguatinga, no Distrito Federal. Ele deixou dois filhos e a esposa grávida de oito meses.
O produtor Henrique Ribeiro, o Bahia, foi enterrado na tarde de sábado (6/11), em Salvador. A cantora Marília Mendonça e o tio, Silveira Filho, foram enterrados no Cemitério Parque Memorial, em Goiânia, também no sábado. O sepultamento foi acompanhado apenas por familiares. Antes, um multidão acompanhou o velório de Marília Mendonça, no ginásio Goiânia Arena.
Leia também | Renno Poeta homenageia Marília Mendonça; ele é autor de um dos grandes sucessos da cantora
Marília Mendonça nasceu em Cristianópolis (GO) em 22 de julho de 1995. Vivia o auge do sucesso, aos 26 anos de idade. Entre os grandes sucessos, que a colocaram como uma das cantoras mais ouvidas do país, estão “Infiel”, “Todo Mundo Vai Sofrer”, “De quem é a culpa?” e “Eu sei de cor”. Ela deixa um filho, Léo, que completa dois anos em dezembro. , provocou uma comoção nacional e repercutiu em quase todo o mundo.
Poucas horas antes do acidente, a cantora Marília Mendonça, de 26 anos, ligou para cinco fãs, de forma anônima para promover o clipe da nova música de trabalho, chamada “Fã Clube”. Os vídeos foram gravados dentro do carro, quando ela se deslocava para o aeroporto de Goiânia (GO). Parte das conversas foi postada na conta oficial da cantora, no Instagram. Confira:
Antes de embarcar no avião particular, PT-ONJ, o produtor Henrique Bahia fez as últimas imagens de Marília Mendonça, ainda com vida, caminhando em direção à aeronave e, pouco depois, já dentro do avião que seguia para Minas Gerais, ela foi filmada almoçando. Marília mantinha um semblante triste, mas tudo não passava de uma brincadeira. As imagens compuseram um vídeo sobre o ‘desafio’ de manter a dieta rigorosa em dia. Em respeito à família da cantora Marília Mendonça e dos fãs, editamos o vídeo retirando a brincadeira e o áudio original, deixamos as imagens em silêncio. Assista:
Leia também | Atlas da IDF aponta aumento de 85,9 milhões de novos casos de diabetes em dois anos, no mundo