O projeto Auricheeks: Mouse Acessível como Tecnologia Assistiva para Navegação em Desktops, do Campus da Universidade Federal do Ceará em Quixadá, está entre os três vencedores da edição 2024 do Selo de Inovação da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O resultado foi anunciado no último dia 22 de julho, durante o 44° Congresso da SBC, realizado em Brasília.
Desenvolvido pelo Núcleo de Inovação e Empreendedorismo (INOVE) do campus, o Auricheeks alcançou a segunda colocação na competição nacional. O dispositivo auricular inovador é equipado com sensores de pressão, posição e flexibilidade, permitindo a navegação e o clique por meio de movimentos da orelha.
Além disso, o mecanismo conta com filtros de ruído que tornam a experiência de navegação mais assertiva e fluida. “O Auricheeks oferece uma solução para as dificuldades enfrentadas por pessoas com diferentes deficiências ou baixa mobilidade nos membros superiores ao utilizarem dispositivos de navegação tradicionais, como mouses”, explica o Prof. Marcelo Martins, orientador do projeto.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A equipe criadora do Auricheeks, a única do Nordeste agraciada com o Selo de Inovação, é composta, além do Prof. Marcelo Martins, por Simone Nunes, ex-coordenadora do INOVE e atual administradora na Universidade Federal do Pará (UFPA); Bianca Alves, Eduardo Almeida e Juliana Barreto, estudantes do Curso de Design Digital; Petrúcio Filho, aluno da graduação em Engenharia da Computação; e Ray Texeira, estudante de Redes de Computadores.
“É muito importante receber esse reconhecimento, tanto pela visibilidade que o prêmio tem como por ele ressaltar esse trabalho de incentivo à inovação dentro do principal evento de computação da América Latina”, apontou o Prof. Marcelo Martins, destacando que os alunos de graduação integrantes da equipe de Quixadá concorreram com estudantes de mestrado e doutorado de outras partes do país.
O Selo de Inovação da SBC é um concurso cujo objetivo é selecionar projetos desenvolvidos durante a graduação, mestrado ou doutorado com potencial de se tornarem inovações tecnológicas. Em 2023, o projeto Smart Glasses (https://encurtador.com.br/PR8dl), também do INOVE, conquistou o segundo lugar na premiação.
Leia também| 6ª edição do CINE MIAU terá programação em Fortaleza, Sobral e Maracanaú