Um negócio que sempre teve um ar futurista, mas muito presente nos dias atuais e que tem inspiração no primeiro “modelo de negócio” do mundo. Estamos falando do ‘escambo’. Antigamente, quando não existia moeda, e a sociedade começou a produzir além do que consumia para a subsistência, objetivando o lucro, era por meio da troca de produto que os “negócios” eram realizados.
Prática comum desde o surgimento do comércio, o escambo tem sido a solução utilizada por muitos consumidores, pequenos empreendedores e prestadores de serviços em vários bairros de Fortaleza como alternativa para driblar os efeitos da crise causada pela pandemia da Covid-19. Na falta de dinheiro para comprar e contratar, os moradores têm trocado produtos e serviços. A experiência tem sido incentivada por uma start-up cearense, o Troqueiro, que é uma das aceleradas pela Somos Um – Organização de fomento ao empreendedorismo de impacto socioambiental positivo.
A start-up tem conectado trabalhadores, empreendedores, prestadores de serviços com pequenos negócios em diversos bairros de Fortaleza, ajudando-os a encontrarem interesses profissionais e comerciais em comum e a se beneficiarem mutuamente, por meio da permuta de habilidades, saberes e mercadorias.
Trazendo a iniciativa para o meio digital, o Troqueiro acaba de lançar uma plataforma em que as pessoas poderão ter acesso facilitado a oportunidades de trocas com moradores do seu próprio bairro, a partir do cadastro. A ideia é contribuir para destravar a economia local, uma vez que os moradores poderão ter suas necessidades atendidas, consumir produtos e serviços, sem ter que desembolsar dinheiro.
Sobre os objetivos do Troqueiro, Tavinho Brígido, CEO da start-up, explica: “A pandemia bagunçou os negócios de todo mundo, porém prejudicou ainda mais a força de venda do autônomo e informal. Foi ai então que surgiu a pergunta: Já pensou em transformarmos as habilidades e talentos em poder de compra? Então surgiu o Troqueiro, uma plataforma que une quem quer vender, quem quer comprar, mas está sem dinheiro”
Leia também | Ferramenta que informa, diverte e gera negócios vira febre e plataforma de divulgação de empresas
A iniciativa já foi testada no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, e agora será ampliada para outros nove bairros e comunidades da capital cearense: Bom Jardim, Comunidade da Quadra, Trilho, Campo do América, Planalto Pici, Passaré, Bom Sucesso, Parangaba e Poço da Draga.
“Já estamos há um ano e meio desenvolvendo o Troqueiro. A gente acredita realmente que pode contribuir com os conhecimentos que temos na iniciativa privada e levar isso para dentro das comunidades, trabalhando com um processo de inovação e inclusão. Isso pode ser desenvolvido localmente, dentro das próprias comunidades e como algo que a gente consiga ser sustentável. Fortaleza tem uma grande oportunidade de ver sair daqui um exemplo de sucesso para a gente levar para outros estados. É um sonho que vai além de qualquer questão financeira. A ideia é impactar pessoas e mudar a realidade delas”, afirma Maurício Milhomem, co-fundador do Troqueiro.
Líderes das comunidades mapeadas pelo Troqueiro e também aquelas com maior potencial para promover o escambo digital foram convidados para atuar como embaixadores da plataforma, divulgando a oportunidade das trocas. Isso deve facilitar a vida de quem está sem renda, mas precisa consumir produtos ou serviços. Eles também ajudarão os moradores a fazerem o cadastro e realizarem suas primeiras trocas.
O Troqueiro é uma das quatro startups de impacto social aceleradas pela Somos Um, por meio da Vertical Aceleração e Investimentos. O programa apoia a startup na sua jornada empreendedora desde o surgimento da ideia à estruturação do projeto e ao lançamento do negócio no mercado, sendo esta a atual fase do Troqueiro.
Para Ticiana Rolim, CEO da Somos Um, o propósito do Troqueiro tem potencial para atingir multidões. “Nosso sonho na Somos Um é proporcionar prosperidade para as pessoas através do empreendedorismo. A gente acredita que ele é uma força que move as pessoas para que possam prosperar, criar suas próprias condições de vida, com oportunidades e poder de escolha, que é o mais importante. Se todos os envolvidos compreenderem o propósito do Troqueiro, estarão contribuindo para isso. E os usuários e usuárias que vão unir poderão impactar outras pessoas”, acrescenta.
A ideia do Troqueiro foi a grande vencedora do Desafio Retoma Ceará, realizado pela Somos Um no auge do início da pandemia de covid-19, em 2020. O Desafio tinha por objetivo encontrar soluções criativas e inovadoras para a retomada da economia no estado.
Por meio das trocas na plataforma do Troqueiro, profissionais autônomos e estabelecimentos que tiveram de fechar portas e vivenciar a queda nas vendas, as negativações, além da dificuldade de acesso ao crédito, poderão recuperar o poder de compra.
Para Tavinho Brígido, co-fundador da start-up, a parceria com a Somos Um, foi essencial para que insistissem na ideia até vê-la posta em prática, “O apoio da Somos Um foi imprescindível para o sucesso do negócio, por conta das conexões, metodologias organizacionais e também pelo conhecimento que foi compartilhado por todos os mentores oferecidos.”, comenta.
Para saber mais sobre a plataforma de escambo, basta acessar o site da Plataforma Troqueiro clicado AQUI.
Leia também | Apostando na retomada da economia, Beach Park abre seleção para ocupar 270 vagas temporárias