logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Marketing ao Vivo: Bar de Fortaleza oferece cerveja grátis neste domingo em evento de retomada das festas
Marketing ao Vivo Bar de Fortaleza oferece cerveja grátis neste domingo em evento de retomada das festas
23/10/2021
Rio de Janeiro: Museu do Pontal inaugura neste domingo horta/jardim sensorial
Rio de Janeiro Museu do Pontal inaugura horta/jardim sensorial
23/10/2021
Exibir tudo

Somos Um Start-up de Impacto Social Troqueiro lança plataforma de escambo digital Quando não existia moeda, os "negócios" que tinham o objetivo de lucro eram feitos por meio da troca de produtos

Somos Um: Start-up de Impacto Social Troqueiro lança plataforma de escambo digital

A start-up cearense, é uma das aceleradas da Organização Somos Um, que fomenta o empreendedorismo de impacto socioambiental positivo | Foto: divulgação

Um negócio que sempre teve um ar futurista, mas muito presente nos dias atuais e que tem inspiração no primeiro “modelo de negócio” do mundo. Estamos falando do ‘escambo’. Antigamente, quando não existia moeda, e a sociedade começou a produzir além do que consumia para a subsistência, objetivando o lucro, era por meio da troca de produto que os “negócios” eram realizados.

Prática comum desde o surgimento do comércio, o escambo tem sido a solução utilizada por muitos consumidores, pequenos empreendedores e prestadores de serviços em vários bairros de Fortaleza como alternativa para driblar os efeitos da crise causada pela pandemia da Covid-19. Na falta de dinheiro para comprar e contratar, os moradores têm trocado produtos e serviços. A experiência tem sido incentivada por uma start-up cearense, o Troqueiro, que é uma das aceleradas pela Somos Um – Organização de fomento ao empreendedorismo de impacto socioambiental positivo.

A start-up tem conectado trabalhadores, empreendedores, prestadores de serviços com pequenos negócios em diversos bairros de Fortaleza, ajudando-os a encontrarem interesses profissionais e comerciais em comum e a se beneficiarem mutuamente, por meio da permuta de habilidades, saberes e mercadorias.

Trazendo a iniciativa para o meio digital, o Troqueiro acaba de lançar uma plataforma em que as pessoas poderão ter acesso facilitado a oportunidades de trocas com moradores do seu próprio bairro, a partir do cadastro. A ideia é contribuir para destravar a economia local, uma vez que os moradores poderão ter suas necessidades atendidas, consumir produtos e serviços, sem ter que desembolsar dinheiro.

Sobre os objetivos do Troqueiro, Tavinho Brígido, CEO da start-up, explica: “A pandemia bagunçou os negócios de todo mundo, porém prejudicou ainda mais a força de venda do autônomo e informal. Foi ai então que surgiu a pergunta: Já pensou em transformarmos as habilidades e talentos em poder de compra? Então surgiu o Troqueiro, uma plataforma que une quem quer vender, quem quer comprar, mas está sem dinheiro”

Leia também | Ferramenta que informa, diverte e gera negócios vira febre e plataforma de divulgação de empresas

Testado e Aprovado

A iniciativa já foi testada no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, e agora será ampliada para outros nove bairros e comunidades da capital cearense: Bom Jardim, Comunidade da Quadra, Trilho, Campo do América, Planalto Pici, Passaré, Bom Sucesso, Parangaba e Poço da Draga.

“Já estamos há um ano e meio desenvolvendo o Troqueiro. A gente acredita realmente que pode contribuir com os conhecimentos que temos na iniciativa privada e levar isso para dentro das comunidades, trabalhando com um processo de inovação e inclusão. Isso pode ser desenvolvido localmente, dentro das próprias comunidades e como algo que a gente consiga ser sustentável. Fortaleza tem uma grande oportunidade de ver sair daqui um exemplo de sucesso para a gente levar para outros estados. É um sonho que vai além de qualquer questão financeira. A ideia é impactar pessoas e mudar a realidade delas”, afirma Maurício Milhomem, co-fundador do Troqueiro.

Líderes das comunidades mapeadas pelo Troqueiro e também aquelas com maior potencial para promover o escambo digital foram convidados para atuar como embaixadores da plataforma, divulgando a oportunidade das trocas. Isso deve facilitar a vida de quem está sem renda, mas precisa consumir produtos ou serviços. Eles também ajudarão os moradores a fazerem o cadastro e realizarem suas primeiras trocas.

O Troqueiro é uma das quatro startups de impacto social aceleradas pela Somos Um, por meio da Vertical Aceleração e Investimentos. O programa apoia a startup na sua jornada empreendedora desde o surgimento da ideia à estruturação do projeto e ao lançamento do negócio no mercado, sendo esta a atual fase do Troqueiro.

Para Ticiana Rolim, CEO da Somos Um, o propósito do Troqueiro tem potencial para atingir multidões. “Nosso sonho na Somos Um é proporcionar prosperidade para as pessoas através do empreendedorismo. A gente acredita que ele é uma força que move as pessoas para que possam prosperar, criar suas próprias condições de vida, com oportunidades e poder de escolha, que é o mais importante. Se todos os envolvidos compreenderem o propósito do Troqueiro, estarão contribuindo para isso. E os usuários e usuárias que vão unir poderão impactar outras pessoas”, acrescenta.

Desafio Retoma Ceará

A ideia do Troqueiro foi a grande vencedora do Desafio Retoma Ceará, realizado pela Somos Um no auge do início da pandemia de covid-19, em 2020. O Desafio tinha por objetivo encontrar soluções criativas e inovadoras para a retomada da economia no estado.

Por meio das trocas na plataforma do Troqueiro, profissionais autônomos e estabelecimentos que tiveram de fechar portas e vivenciar a queda nas vendas, as negativações, além da dificuldade de acesso ao crédito, poderão recuperar o poder de compra.

Para Tavinho Brígido, co-fundador da start-up, a parceria com a Somos Um, foi essencial para que insistissem na ideia até vê-la posta em prática, “O apoio da Somos Um foi imprescindível para o sucesso do negócio, por conta das conexões, metodologias organizacionais e também pelo conhecimento que foi compartilhado por todos os mentores oferecidos.”, comenta.

Para saber mais sobre a plataforma de escambo, basta acessar o site da Plataforma Troqueiro clicado AQUI.

Leia também | Apostando na retomada da economia, Beach Park abre seleção para ocupar 270 vagas temporárias

Compartilhar

Artigos Relacionados

Sutiã para pacientes com câncer chega ao CRIO

A iniciativa da Linhas & Cores busca oferecer conforto e contribuir para a autoestima das pacientes, além de destinar a arrecadação das vendas à Associação Nossa Casa. | Foto: divulgação

13/10/2026

Saúde: Sutiã para pacientes com câncer chega ao CRIO Peça da Linhas & Cores oferece suporte para próteses mamárias e terá vendas revertidas para a Associação Nossa Casa, em Fortaleza


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Parceiro externo:
Apostas Copa do Mundo

Mais energia para o Brasil

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/05/WhatsApp-Video-2026-05-15-at-16.56.42-1.mp4
✕

Redes Sociais

Categorias

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Saúde Pública Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade SÃO PAULO São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 13/10/2026

    Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Justiça: Fachin discute caso Master com diretor da PF

  • 11/10/2026

    Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Automotivo: GWM assume patrocínio master do Rally Piocerá 2027

  • 09/10/2026

    Eduardo Paes desiste da disputa pelo governo do Rio Comentado em Política: Paes desiste após STF negar recurso sobre eleição no Rio

  • 08/10/2026

    Pele de Vidro: A Nova Tendência da Estética em 2026 Comentado em Beleza: “Pele de vidro” ganha força e valoriza qualidade da pele

  • 08/10/2026

    Rastreamento de câncer de mama: o que o não especialista precisa saber | FGMED - FGMED Comentado em Saúde: Outubro Rosa alerta para 3.250 casos de câncer de mama no Ceará

  • 07/10/2026

    Brasil reforça vigilância e vacinação contra o sarampo… Comentado em Saúde: Brasil reforça vigilância contra avanço do sarampo

Últimas Notícias

  • Sutiã para pacientes com câncer chega ao CRIO0
    Saúde: Sutiã para pacientes com câncer chega ao CRIO Peça da Linhas & Cores oferece suporte para próteses mamárias e terá vendas revertidas para a Associação Nossa Casa, em Fortaleza
    13/10/2026
  • Nunes Marques suspende canal Exército do Lula0
    Política: Nunes Marques suspende canal Exército do Lula Presidente do TSE determinou que canal no WhatsApp fique fora do ar até a regularização do registro eleitoral
    13/10/2026
  • Padeiro cearense conquista espaço na panificação artesanal0
    Gastronomia: Padeiro cearense conquista espaço na panificação artesanal Brunno Malheiros, da Cheiro do Pão, integra associações internacionais e aposta em fermentação natural, ingredientes selecionados e formação profissional
    13/10/2026
  • Designer cearense vence prêmio internacional com projeto de Fortaleza0
    Cultura: Designer cearense vence prêmio internacional com projeto de Fortaleza Jaízza Figueirêdo conquista o LAD Awards 2026 com iniciativa que transforma os mapas dos 121 bairros da capital em ferramenta de educação territorial
    13/10/2026
  • Cultura: Netinho, cantor do hit Milla, morre aos 60 anos0
    Cultura: Netinho, cantor do hit Milla, morre aos 60 anos Artista baiano enfrentava um câncer no sistema linfático e estava em tratamento em Salvador
    13/10/2026
  • Papa Leão XIV é internado para cirurgia no pulmão0
    Vaticano: Papa Leão XIV é internado para cirurgia no pulmão Pontífice será submetido à retirada de um nódulo nesta terça-feira (13), em Roma
    13/10/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas