logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Investigação: Braga Netto diz que contratos durante intervenção federal foram legais
Investigação Braga Netto diz que contratos durante intervenção federal foram legais
12/09/2023
Saúde: Distrito Federal investiga 42 casos suspeitos para febre maculosa
Saúde Distrito Federal investiga 42 casos suspeitos para febre maculosa
13/09/2023
Exibir tudo

Show Nonato Luiz (CE) e Quarteto Iguaçu (PR) se apresentam no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza Espetáculo será no domingo (01/10), às 18h, em um reencontro de cearenses que ganharam o mundo com a música. Ingressos no Sympla e na bilheteria

Show: Nonato Luiz (CE) e Quarteto Iguaçu (PR) se apresentam no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza

Nonato Luiz é um mestre dos mestres do violão do Brasil e do mundo. Um esteta, um criador, uma escola, realizador do desejo de todo artista, de encontrar uma linguagem própria, pessoal, característica, inconfundível, inigualável | Foto: reprodução

O violonista, arranjador, intérprete e compositor Nonato Luiz retorna aos palcos em sua primeira apresentação em Fortaleza após a pandemia, no domingo, 1o. de outubro, no tradicional horário das 18h no Cineteatro São Luiz, da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Na ocasião, Nonato Luiz apresentará o “Concerto Choro dos Arcos”, ao lado do Quarteto Iguaçu, grupo com quase 40 anos de atividades e que faz parte da Orquestra Sinfônica do Paraná. Integrante do quarteto e da orquestra, o violista cearense radicado no Paraná José Maria Magalhães, fã de Nonato Luiz desde 1985, realiza o sonho de tocar com Nonato em Fortaleza, e ainda na belíssima atmosfera do Cineteatro São Luiz, em pleno coração da cidade.

O Quarteto Iguaçu foi fundado em 1984 e já iniciou sendo premiado em festival. Desde então, são quase quatro décadas de divulgação da música erudita brasileira e internacional, além de diferentes estilos, passando também pela música popular e por concertos didáticos, em que a plateia é presenteada também com informações sobre as obras e os compositores interpretados. O quarteto gravou cinco discos: “Encontro de Gerações” (1995), “Grandes Momentos” (1997), “Minha Poesia, Meu Canto” (2002), “A Janela da Vida” (2003) e “Música de Cena” (2007), além de um álbum dedicado a clássicos do rock, lançado nas plataformas digitais.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Composto por dois violinos, um violoncelo e uma viola de arco, o Quarteto Cordas do Iguaçu tem todos os seus integrantes também como músicos da Orquestra Sinfônica do Paraná. José Maria Magalhães é violista, fundador do projeto Orquestra Cordas do Iguaçu e do Quarteto Iguaçu. Além dele, vêm ao Ceará, para o concerto no Cineteatro São Luiz, Guilherme Calebe Martin e João Alexandre Stein (violinos) e Romildo Weingartner (violoncelo).

Nonato Luiz é um mestre dos mestres do violão do Brasil e do mundo. Um esteta, um criador, uma escola, realizador do desejo de todo artista, de encontrar uma linguagem própria, pessoal, característica, inconfundível, inigualável. Tanto suas composições quanto seu modo de interpretar ao violão suas criações e as de outros autores são preciosidades da cultura e da arte do Ceará para vários países, com Nonato há muito se dedicando a concertos no exterior, todos os anos, consciente desde cedo da necessidade de “partir pra poder voltar”, para levar seu violão e suas músicas a inúmeros outros lugares, conquistando reconhecimento nacional e internacional.

Nascido em Lavras da Mangabeira, Nonato começou a tocar aos quatro anos e aos 15 já tocava violino em orquestra em Fortaleza. Mas optou pelo violão para dar continuidade a seu caminho musical. Desde cedo decidido a afirmar-se como compositor, ganhou seu primeiro prêmio em um concurso de violão na TV Tupi, em São Paulo. Seu primeiro álbum, “Terra”, teve participações de Fagner e João Donato. Gravou também uma homenagem a Pablo Picasso com Mercedes Sosa, Paco de Lucia e Rafael Alberti.

Suas composições já foram gravadas por violonistas do Brasil, da República Tcheca, dos Estados Unidos, da Inglaterra, China, Argentina, Alemanha, Áustria e França, entre outros. Um caderno de partituras de suas composições, “Suíte Sexta em Ré Para Guitarra”, foi publicado pela Henry Lemoine em Paris. Nonato Luiz mistura e destila elementos populares e clássicos diferentes – desde forró ao jazz, da bossa nova ao blues, do baião ao Barroco e ao Choro – mantendo-se fiel às suas raízes nordestinas.

Além de composições feitas individualmente ou em parceria com letristas como Abel Silva, Fausto Nilo, Sérgio Natureza e Capinam, Nonato Luiz também já se apresentou ou gravou ao lado de instrumentistas consagrados como Turíbio Santos, Darcy Villa Verde, Paco de Lucia, Pedro Soler, Radamés Gnattali, Tulio Mourão, Egberto Gismonti, Dominguinhos, além de artistas como Nara Leão, Chico Buarque, Zélia Duncan, Ed Motta, Amelinha, dentre outros. Um artista que alcançou esse patamar sem auxílio governamental ou da mídia “massiva”, seguindo com seu inseparável violão, carregando a bandeira da música brasileira e nordestina, ao mesmo tempo em que segue criando, semeando sua arte de dimensões universais.

Leia também | Conselho Federal de Medicina atualiza regras para publicidade médica

O encontro com o Quarteto Iguaçu

Mas como os caminhos musicais de Nonato Luiz se cruzaram com os da Orquestra Iguaçu? A resposta remete ao ano de 1980, quando o fortalezense José Maria foi ao tradicional Festival de Campos de Jordão, interior paulista, tocar com a Orquestra do Sesi. Ali encontrou o violonista cearense, e o impacto foi imediato! “Fiquei apaixonado pela música do Nonato. Me tornei o fã número dois, porque a fã número um era a mãe dele”, revela José Maria, hoje violista da Orquestra Iguaçu, da qual faz parte o quarteto de mesmo nome.

O artista, que em 1985 se mudou para Curitiba e que há tempos desenvolve um projeto social por meio da música no Paraná, passou a tocar várias composições de Nonato Luiz, transformando-se em uma espécie de embaixador da música do conterrâneo, no sul do Brasil. Viria mais tarde o convite para que Nonato Luiz se apresentasse no Paraná, com a Orquestra Iguaçu. O encontro mais recente se deu em abril, quando a orquestra tocou para Nonato o “Baião cigano”, de autoria do violonista cearense, passando então a dividir o palco com o artista.

Agora, Nonato Luiz retribui o convite, por intermédio do Cineteatro São Luiz, trazendo o Quarteto Iguaçu, que faz parte da orquestra, para a apresentação em 1o. de outubro, domingo, às 18h, em Fortaleza.

“O concerto mais recente que fiz em Fortaleza, antes da pandemia, foi o ‘Serenatas Brasileiras’. Justamente no Cineteatro São Luiz. Vai ser um reencontro maravilhoso com o palco do São Luiz e com esse amigo querido, José Maria, e os demais integrantes do Quarteto Iguaçu. Todos estão convidados para uma apresentação muito, muito especial”, enfatiza Nonato Luiz.

Repertório primoroso

O “Choro dos Arcos”, que dá título ao espetáculo, remete tanto aos arcos utilizados pelos instrumentistas de cordas do Quarteto Iguaçu quanto a uma composição de Nonato, gravada nos discos “Choro da Madeira” e no “Choro em Sonata”. No repertório especialmente preparado para o concerto no Cineteatro São Luiz, outros grandes clássicos da obra de Nonato, como sua “Ave maria” e o “Choro acadêmico”.

“Nonato é tão bom compositor quanto instrumentista. Virei fã tanto das composições quanto da interpretação. Sempre tive esse sonho de tocar com ele. É um dos maiores violonistas do mundo!”, ressalta José Maria, que em 1985 se mudou para Curitiba, ingressou na Orquestra Sinfônica do Paraná e criou um grande projeto social, com orquestra, no estado da região Sul.

“Fizemos com Nonato essa parceria que deu muito certo, em apresentações excelentes!. E agora vou realizar outro sonho, de tocar em Fortaleza, com o Quarteto Iguaçu, a obra do Nonato. Os arranjos que foram feitos para o quarteto têm encantado todo mundo”. Que o mesmo aconteça em Fortaleza, no domingo, 1o. de outubro, às 18h, no Cineteatro São Luiz.

Serviço

Nonato Luiz e Quarteto Iguaçu | Concerto “Choro dos Arcos”
Data: Domingo, 1o. de outubro
Hora: 18h
Ingressos: Sympla: R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia
Classificação indicativa: livre
Informações: redes sociais do Cineteatro São Luiz e de Nonato Luiz

Leia também | PF investiga fraudes em compras durante intervenção federal no Rio

Investigação PF investiga fraudes em compras durante intervenção federal no Rio 
Compartilhar

Artigos Relacionados

Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025

Flávio Bolsonaro (PL-RJ), senador da República | Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

06/12/2025

Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025 Após afirmar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador pressiona lideranças anti-Lula a votarem proposta de anistia nas próximas semanas


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

Últimas Notícias

  • Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 20250
    Política: Flávio Bolsonaro inicia articulações e convoca base da direita para aprovar anistia ainda em 2025 Após afirmar que será o sucessor político do ex-presidente Jair Bolsonaro, senador pressiona lideranças anti-Lula a votarem proposta de anistia nas próximas semanas
    06/12/2025
  • Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos0
    Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis
    06/12/2025
  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
  • Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro0
    Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro Decisão unânime da Primeira Turma reconhece falhas graves na contenção dos ataques aos Três Poderes
    05/12/2025
  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas