

Sessão solene reúne autoridades, parlamentares e profissionais do setor no Plenário 13 de Maio | Foto: divulgação
19 de novembro de 2025 — A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na tarde da última terça-feira (18), uma sessão solene em comemoração ao Dia Nacional do Notário e do Registrador e para a entrega do Título de Cidadão Cearense a Rogério Portugal Bacellar, presidente da Confederação Nacional de Notários e Registradores (CNR) e da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR). O evento aconteceu no Plenário 13 de Maio e reuniu autoridades, representantes institucionais e profissionais de cartórios de todo o Estado.
A homenagem atendeu ao requerimento do deputado estadual Cláudio Pinho, presidente da Anoreg-CE, e foi oficializada pela Lei nº 19.343, sancionada pelo governador Elmano de Freitas. Com a honraria, Bacellar se torna cidadão cearense, reconhecimento que já recebeu em outros quatro estados: Bahia, Pernambuco, Mato Grosso e Paraíba.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante a cerimônia, parlamentares e representantes do setor ressaltaram a trajetória de Bacellar e sua contribuição para a modernização e ampliação dos serviços extrajudiciais no Brasil. Para Cláudio Pinho, o título é um reconhecimento ao papel decisivo do homenageado no fortalecimento institucional da categoria.
“Rogério Bacellar trabalhou incansavelmente para ampliar serviços como inventário, divórcio e apostilamento em cartórios, garantindo mais agilidade e segurança jurídica à população. O Ceará reconhece sua atuação decisiva no diálogo institucional que permitiu importantes conquistas para a categoria e para os cidadãos”, afirmou.
O presidente do Sinoredi-CE, Dennis Bezerra, reforçou a importância do setor para a segurança jurídica do país. “Somos defensores da segurança jurídica, princípio básico do Estado democrático de direito. Ter essa sessão solene em homenagem aos notários e registradores do Ceará é motivo de muita alegria e orgulho. Que esta data seja inspiração para continuarmos fortalecendo esse serviço essencial”, destacou.
Em discurso emocionado, Rogério Portugal Bacellar agradeceu pela homenagem e reafirmou o compromisso da categoria com a melhoria dos serviços cartorários. “Tenho orgulho de ser Tabelião e Registrador, de pertencer a esta classe e agora de ser Cidadão Cearense. A autorização para realização de inventário, separação e divórcio nos cartórios foi uma tarefa árdua, mas trouxe grandes benefícios. Um inventário que demorava anos hoje sai em 15 dias. Trabalhamos com segurança jurídica para facilitar a vida do cidadão, e pesquisas comprovam que somos o serviço mais confiável para os brasileiros”, pontuou.
Nascido em Curitiba, Bacellar acumulou uma carreira marcada pela liderança e pelo reconhecimento nacional. Além de presidir a CNR e a Anoreg-BR, ele também está à frente da Federação Brasileira de Notários e Registradores (Febranor), do Conselho Superior da Ennor e da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (Rares-NR).
Leia também | Anulação de questões do Enem 2025 não prejudica candidatos; entenda como fica a nota
Tags: Dia Nacional do Notário e Registrador, Rogério Portugal Bacellar, Assembleia Legislativa do Ceará, Anoreg-CE, CNR, serviços extrajudiciais, cartórios no Brasil, segurança jurídica, Sinoredi-CE, Cláudio Pinho, Elmano de Freitas, Título de Cidadão Cearense, inventário extrajudicial, registro civil, tabelionato, serviço público, legislação cartorária, Febranor, Ennor, Rares-NR, Plenário 13 de Maio, sessão solene, política estadual, Ceará, notícias do Ceará