Após o treinamento de gestores da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE), os policias que compõem o 16º Batalhão da PMCE, no bairro de Messejana, em Fortaleza – Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3), passam pela capacitação para uso do aplicação web do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades da Polícia Militar do Ceará (Copac/PMCE) – o Copac Virtual.
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A capacitação foi realizada, na manhã desta terça-feira (24/01), sob a supervisão e coordenação da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), tendo a monitoria do programador Mário Vale e do assessor Leontino Queiroz, da Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp). Nessa primeira etapa, serão treinados 20 policiais militares e o funcionamento do aplicativo está previsto para o próximo mês de fevereiro.
O teste-piloto do uso da nova ferramenta pelas forças de segurança pública segue até a próxima sexta-feira (27/01) e visa ampliar a eficiência policial em ocorrências de conflitos de pequeno ou grande porte como violência doméstica ou contra pessoas pertencentes a grupos vulneráveis como idosos, criança ou LGBTQIA+ e dar maior suporte de informação e dados aos gestores da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS-CE) e de seu órgãos vinculados.
“Com isso, poderemos municiar com mais detalhamento e precisão outros órgãos públicos como Defensoria, Enel e os próprios setores responsáveis por demandas específicas, como a Delegacia da Mulher. Denúncias de violência contra esse público lideram a nossa lista de rotina diária desde o ano passado, quando passei a integrar o atendimento pelo Copac”, explica o tenente Chalderson Azevedo de Oliveira, reforçando que o aplicativo dará mais agilidade e direcionamento a essas solicitações da comunidade, interligando a informação através da rede do sistema da SSPDS e de outros órgãos e serviços públicos.
Durante o treinamento nesta terça-feira (24/01), os agentes puderam conferir, manusear e tirar as dúvidas sobre a aplicabilidade da ferramenta no dia a dia, conhecer as funcionalidades para atendimento do cidadão e possíveis queixas como descarte ilegal de lixo em rios, açudes, lagoas ou praia, venda ilegal de imóvel, e escola necessitando de ronda escolar, entre outros.
Para um comerciante da região, a presença da polícia no conjunto residencial Luiz Gonzaga é muito importante, inibe bastante a ação de assaltantes e de outros problemas. “Passo o dia fora trabalhando. Para mim é tudo bem tranquilo, o pequeno comércio funciona na paz”, diz o comerciante.
O Copac Virtual é uma ferramenta on-line de gestão de demandas e geração de relatórios a partir de registros geolocalizados, feito pelos policiais militares, que identificam as necessidades sociais, em seu trabalho, tais como ocorrências de desordens urbanas. Também possibilita o registro de informes, que podem ser utilizados pelos demais órgãos das Forças de Segurança do Ceará.
As informações geradas facilitam tanto a classificação da urgência para resolução das demandas, quanto também geram conhecimento acerca das condições urbanas e sociais dos territórios, nos quais o Copac atua, dentro das Áreas Integradas de Segurança (AIS). O Copac Virtual tem seus serviços disponíveis via aplicação web. Leve, ágil e fácil de usar. Após a autenticação do usuário, o sistema libera o acesso para cadastro de demandas da população.
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