Ronny Pessanha de Oliveira é conhecido como "Caveira" | Foto: reprodução/Redes Sociais
A Polícia Civil prendeu nesta segunda-feira (24) o ex-policial militar Ronny Pessanha de Oliveira, conhecido como “Caveira”, em uma operação contra o avanço territorial do Comando Vermelho (CV) na zona oeste do Rio de Janeiro. Expulso da corporação em 2023, o ex-agente do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) foi detido em sua residência na comunidade da Muzema, em Jacarepaguá.
A Operação Contenção teve como objetivo desarticular a estrutura financeira, logística e operacional da facção criminosa, além de cumprir 22 mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária. De acordo com as investigações, Ronny Pessanha desempenhava um papel estratégico na logística e no treinamento armado de criminosos, mantendo aliança direta com lideranças do Complexo da Penha, onde se concentra a cúpula do Comando Vermelho.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além da ligação com o tráfico, ele é suspeito de lavagem de dinheiro por meio de uma empresa de vigilância patrimonial usada como fachada para operações financeiras ilícitas. Também é acusado de controlar violentamente empreendimentos imobiliários na região, utilizando armamento pesado para expulsar moradores e tomar posse de imóveis.
O secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, destacou a gravidade dos crimes atribuídos ao ex-policial.
“Na Muzema, Peçanha passou a expulsar moradores de suas casas e a colocar outras pessoas em seus lugares. Ele é suspeito, inclusive, de ter participado da morte de duas pessoas em condomínios da comunidade”, afirmou.
A Polícia Civil informou que a operação será contínua, com ações sistemáticas para impedir a expansão da facção e reforçar a segurança na região.
A ofensiva contou com o apoio da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar, do Bope e da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Vidigal. Novas fases da operação serão deflagradas nos próximos meses para enfrentar o crime organizado.
Leia também | Bebê vítima de tráfico humano é repatriado do Portugal para o Brasil