O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou, nesta terça-feira (7/12), uma retificação no concurso público da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Foram autorizadas mil vagas adicionais, que irão se somar às duas mil vagas já anunciadas anteriormente. Assim, agora serão convocados três mil novos policiais militares para fortalecer o trabalho ostensivo de segurança em todo o território cearense.
O edital para o cargo de soldado da Polícia Militar do Ceará foi lançado no último dia 2 de agosto. Os salários para os candidatos aprovados será de R$ 4.192,72. Este é o terceiro concurso para a área da Segurança Pública realizado neste ano, logo após o anúncio de concursos para a Perícia Forense (Pefoce) e para a Polícia Civil (PC-CE).
“Essa ampliação no número de vagas será um reforço importante para os quadros da nossa Polícia Militar. Não temos medido esforços para aumentar os investimentos e garantir mais segurança aos nossos irmãos e irmãs cearenses”, comentou o governador Camilo Santana nas redes sociais.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
O quantitativo de vagas foi planejado em conformidade com a Lei Estadual nº 17.432, assinada pelo governador Camilo Santana, que garante 20% das vagas em concursos públicos estaduais para a população negra.
O concurso da PMCE, que tem como banca organizadora a Fundação Getúlio Vargas (FGV), conta com cinco etapas. A prova objetiva foi realizada no último dia 7 de novembro. Os candidatos também precisam se submeter a exame de saúde, avaliação psicológica, teste de aptidão física e investigação social. Os aprovados nas cinco etapas passarão a integrar a carreira militar e serão alunos do Curso de Formação de Soldados, que tem sete meses de duração e será realizado pela Academia Estadual de Segurança Pública do Estado do Ceará (Aesp). No período de aulas, o aluno-soldado receberá uma bolsa de custeio.
Leia também | Intervalo da dose de reforço na população adulta do Ceará é reduzido de cinco para quatro meses