

A rede municipal de saúde realiza, em média, mais de 3.500 exames por mês de mamografia. No mês de outubro, essa a quantidade é dobrada | Foto: Alex Costa
Nesta sexta-feira (07/10), a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a Campanha Outubro Rosa. A ação de conscientização anual para a prevenção contra o câncer de mama realizou programação especial na Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho, no bairro Bonsucesso, com apresentação artística, nutricional e com aulão de exercícios físicos, além de palestras sobre o tema e 120 exames de mamografias e ultrassons realizado, ao longo do dia, nas mulheres que foram agendadas pelos postos de saúde da Capital.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O coordenador da Rede de Atenção Primária e Psicossocial da Prefeitura, Erlemus Soares, frisou que a rede municipal de saúde realiza, em média, mais de 3.500 exames por mês de mamografia. No mês de outubro, essa a quantidade é dobrada, principalmente nas políclínicas Luiz Carlos Fontenelle, no Passaré, e Dr. Eloy da Costa Filho, no Bonsucesso, além do Hospital da Mulher, que também realiza o procedimento. “As mulheres podem procurar os 116 postos de saúde para que, com esse reforço no exame de imagem no mês de outubro, a gente possa fortalecer essa rede e diagnosticar mais precocemente o câncer de mama”, afirmou.
Conforme a mastologista Mirella Parente, o câncer de mama é o câncer mais prevalente entre as mulheres, atrás apenas do câncer de pele. Estima-se que, no Brasil, mais de 60 mil mulheres irão desenvolver a doença em um ano, e por isso é tão importante a aderência do público feminino a partir dos 40 anos à mamografia, que é o exame de prevenção que detecta possíveis lesões nas mamas.
“O câncer de mama tem uma chance enorme de cura, mas precisa ser detectado no estágio inicial, antes mesmo dos sintomas, quando as chances de cura são de até 99%. Por isso, as pacientes devem estar atentas. A partir de 40 anos, o risco já começa a aumentar, mas principalmente com 50 e 60 anos, ou depois da menopausa, é quando aumenta mais, então precisamos sempre estar nos cuidando”, informou a médica.
Ainda de acordo com Erlemus Soares, os 116 postos possuem programação especial diariamente ao longo do mês sobre o Outubro Rosa, mas neste sábado (08/10), 19 unidades irão abrir das 8h às 17h para o atendimento de prevenção de câncer de mama e também de câncer de colo do útero, o exame citopatológico ou papanicolau, e as pacientes também poderão contar com outras atividades educativas. “A gente tem falado sobre orientação nutricional, atividade física, tabagismo e também amamentação, todos fatores que estão relacionados diretamente à prevenção do câncer de mama”, detalhou.
Os hospitais e policlínicas da rede municipal também integram o movimento com a realização de trabalho informativo e educativo sobre o assunto, além de serviços de prevenção e diagnóstico da doença.
Com atendimento exclusivo pelo SUS, a aposentada Maria dos Santos de Sousa, completa, neste ano, 10 anos de luta e agora de superação contra o câncer de mama. Aos 51 anos, por meio da mamografia, ela descobriu um câncer de mama já avançado e praticamente sem sintomas. “Quando fiz a biópsia, já estava no terceiro estágio. Eu não sentia nada, apenas umas ‘agulhadas’. Eu tinha uma leve queixa embaixo do braço. E foi disso que surgiu e eu tive que fazer uma cirurgia radical. Fiz o tratamento, tudo pelo SUS, e encerrou agora com 10 anos. No dia 7 de julho, recebi alta”, contou.
Hoje, ela se sente vitoriosa. “Me apeguei a Deus, aos meus amigos, à minha família. Agora sou uma pessoa renovada, trabalhei desde muito cedo, de segunda a sábado. Não tive tempo para me cuidar, me alimentar bem. Hoje eu faço exercício, vou para a academia, faço caminhada. E estou aqui para contar para as mulheres minha história de vida e falar sobre a importância da prevenção. Quero viver até os 99 anos”, completou Maria.
Leia também | Iluminação é protagonista nos ambientes da CASACOR Ceará 2022