Dengue, zika, chikungunya e febre amarela são doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Por isso, a prefeitura de Canindé, por meio da Secretaria de Saúde, lançou, no último sábado (2/3) dia D de prevenção, o programa “10 minutos contra a dengue”. A ação contou com uma equipe composta por 50 agentes de endemias, que visitaram residências orientando os moradores do distrito de Caiçara.
De acordo com a pasta, 968 imóveis e 2 mil reservatórios de água sofreram uma “varredura”, nome técnico dado pelo órgão à força-tarefa da equipe dos agentes de saúde. O objetivo é agir de forma efetiva dentro dos lares canideenses.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As ações preventivas na saúde são uma das diretrizes adotadas pela prefeita Rozário Ximenes, que destacou os trabalhos realizados pelos agentes de endemias, tornando Caiçara livre do risco de contaminações.
“Caiçara é um distrito tratado, vistoriado, com caixas d’água e reservatórios limpos. O grande índice da dengue está dentro das casas, por isso que é tão importante essa questão dos 10 minutos tratando a dengue”, reforça a prefeita.
O projeto seguirá durante o mês de março, com mutirões sendo realizados nos distritos, localidades e zona rural de Canindé.
Leia também | Sociedade Brasileira de Cardiologia Ceará realiza evento gratuito para promover a saúde cardiovascular da mulher