Para seguir avançando na Atenção Primária à Saúde e qualificar o atendimento à população, o prefeito José Sarto anunciou, na manhã desta quarta-feira (12/07), o cronograma de implantação da telemedicina para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O lançamento da inovação ocorreu no bairro Cristo Redentor, durante a entrega do Posto de Saúde Virgílio Távora totalmente reformado – foi o segundo equipamento entregue requalificado dentro do pacote de investimentos na saúde.
“Hoje, nós damos o passo inicial com a telemedicina lançando essa primeira fase e também entregando para o grande Pirambu o Posto Virgílio Távora totalmente requalificado, com toda a estrutura refeita e com equipes trabalhando, como parte do pacote de investimentos à saúde. Estamos dando qualidade à saúde de Fortaleza. Nós vamos fazer a atenção básica de Fortaleza ser a melhor do Brasil”, ressaltou o prefeito durante o evento.
Estiveram presentes na entrega os vereadores Cônsul do Povo, Kátia Rodrigues, Professor Enilson, Heitor Holanda, Nêga do Henrique Jorge, Cláudia Gomes, Carlos Mesquita, Veríssimo Freitas, Audízio Oliveira, Iraguassu Filho, Wander Alencar, Moura Taxista e o deputado estadual Antônio Henrique. Além deles, também participaram os secretários Kamyla Castro (Regional 1), Francisco Ibiapina (Direitos Humanos), Ferruccio Feitosa (Regionais), Natália Rios (Regional 4) e Samuel Dias (Infraestrutura).
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Prefeitura de Fortaleza passa a disponibilizar a telemedicina para os usuários do SUS na Capital, em todos os postos de saúde. Com o recurso tecnológico, o poder público visa qualificar e reduzir as filas para consultas com médicos especialistas.
O cronograma de implantação foi dividido em duas etapas. A primeira etapa já está em execução e vai beneficiar pacientes e profissionais de saúde. O serviço consiste em uma troca de informações, via sistema, entre o médico do posto de saúde e um médico especialista, com objetivo de esclarecer dúvidas sobre as condições clínicas de um paciente.
“A telemedicina evita que as pessoas entrem na fila para consulta com especialista. O paciente só vai para uma fila se o especialista achar que ele deve. Em termos práticos, se um médico clínico de um posto de saúde encontrar uma mancha suspeita no braço de um paciente e quiser conversar com um dermatologista sobre a possibilidade de ser algo cancerígeno, ele fará isso de forma virtual. Acredito que com isso nós possamos resolver quase 80% das situações que demandam a opinião do especialista”, explicou o secretário da Saúde de Fortaleza, Galeno Taumaturgo.
A ferramenta permite ainda que o médico realize o envio de arquivos como fotos e laudos de exames. Atualmente, estão disponíveis as seguintes especialidades: Cardiologia; Dermatologia; Endocrinologia; Ginecologia; Obstetrícia; Urologia e Mastologia. Os médicos especialistas que esclarecem as dúvidas já fazem parte do quadro da Rede Municipal de Saúde.
A consulta pode ser solicitada pelo médico para diagnósticos e tratamentos, com tempo de resposta de até 72h. Assim, as orientações repassadas agilizam a abordagem terapêutica adequada.
Para Pauliane Lima, moradora do Cristo Redentor há 28 anos e usuária do Posto Virgílio Távora, o novo projeto facilitará a sua vida e de toda sua família, especialmente do seu esposo. “Vai ficar mais fácil para conseguir o atendimento com especialista. Ainda mais para o meu marido, que tem problema de coração. Ele já esperou muito na fila de espera para um cardiologista, então vai melhorar para ele”, contou ela.
O critério de escolha das especialidades iniciais foi baseado em pesquisas técnicas, ouvindo os profissionais e suas principais necessidades de esclarecimento clínico. Durante o projeto piloto de aprimoramento do sistema, foram realizadas mais de 500 consultas.
A próxima especialidade disponibilizada será a odontologia, abrangendo informações em: cirurgia bucomaxilofacial, dentística, estomatologia, endodontia, odontopediatria, periodontia e prótese.
A segunda etapa do projeto de telemedicina será a teleconsulta, em que os usuários do SUS terão acesso a uma consulta com médico especialista, de forma virtual, por meio do computador ou celular. O início da segunda etapa está previsto para 60 dias após a implantação da primeira, ou seja, em setembro deste ano.
Leia também | Fatores genéticos e oleosidade contribuem para o surgimento da dermatite seborreica
O equipamento, localizado no Cristo Redentor (Regional de Saúde I), atende cerca de 24 mil residentes do bairro e do entorno, a exemplo do Álvaro Weyne, Pirambu e Barra do Ceará. A unidade recebeu manutenção da coberta, pintura geral, revisão da instalação elétrica, hidráulica e sanitária, revisão estrutural e das esquadrias, revestimento cerâmico, instalação de torneiras e piso tátil. O investimento foi de aproximadamente R$ 550 mil, com serviços executados pela Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger).
O posto conta com seis equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF), com a capacidade de realizar diariamente cerca de 360 atendimentos. Os usuários têm acesso a consultas médicas, atendimento odontológico, exames laboratoriais, prevenção ginecológica e de mama, vacinação, testes rápidos (HIV/ sífilis/ hepatites / gravidez/ Covid-19), verificação de pressão arterial e glicemia, realização de pequenos curativos e procedimentos, além de outros serviços.
“O posto fez o melhor para atender a população com maior tranquilidade. Eu sempre fui bem atendido aqui, só tenho que elogiar a equipe do posto de saúde. Estava precisando realmente fazer essa reforma dele e agora ele está bem estruturado, daqui para frente só vai melhorar”, comenta Raimundo Firmino, usuário e conselheiro do posto.
O posto de saúde Virgílio Távora é a segunda unidade entregue requalificada para a população de Fortaleza, contemplada com as melhorias propostas no pacote de investimentos anunciado pelo prefeito José Sarto em abril.
Estão sendo investidos, aproximadamente, R$ 130 milhões, com objetivo de garantir mais qualidade e eficiência nos serviços à população, além de proporcionar melhores condições de trabalho aos profissionais da rede municipal de saúde.
As obras estão ocorrendo em diferentes bairros da Capital, conforme o cronograma, e incluem reformas, requalificações, novos equipamentos e serviços. A expectativa é de conclusão até o fim de 2024.
Leia também | Mudanças climáticas podem gerar perda de espécies na Caatinga