

Eficácia da polilaminina ainda não está demonstrada por estudos | Cristália/Divulgação
26 de fevereiro de 2026 — A repercussão da polilaminina, proteína brasileira com potencial de regenerar conexões em lesões medulares totais, reacendeu o debate sobre a importância estratégica da fisioterapia e da terapia ocupacional nos processos de reabilitação de alta complexidade. Para o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 6ª Região, os avanços científicos só atingem seu pleno propósito quando integrados a um plano rigoroso de reabilitação, conduzido por profissionais especializados.
Nesse contexto, a fisioterapia atua diretamente na recuperação da força, do equilíbrio e na modulação da neuroplasticidade, enquanto a terapia ocupacional desempenha papel essencial na reinserção do paciente em suas atividades cotidianas. A atuação conjunta permite adaptar ambientes, desenvolver funções motoras finas e promover a retomada da autonomia e da independência funcional.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O presidente do Crefito-6, Jacques Esmeraldo, destaca que o êxito de tratamentos inovadores depende da presença contínua desses profissionais em todas as etapas do cuidado, desde a alta complexidade hospitalar até o atendimento domiciliar. No Ceará, uma das principais pautas do conselho é a garantia de assistência fisioterapêutica e terapêutica ocupacional 24 horas por dia nas Unidades de Terapia Intensiva.
Projetos de lei em tramitação na Assembleia Legislativa do Ceará buscam tornar obrigatória essa presença permanente, com base em evidências de que o acompanhamento ininterrupto reduz o tempo de internação, gera economia de recursos públicos, previne complicações respiratórias e motoras e acelera o início da reabilitação ainda no leito hospitalar.
A contribuição desses profissionais vai além dos centros de referência. Em unidades de saúde de diferentes níveis, terapeutas ocupacionais atuam no desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicossociais, enquanto fisioterapeutas gerenciam a funcionalidade física global dos pacientes. O Crefito-6 alerta que, sem o devido reconhecimento profissional e a garantia de carga horária assistencial completa, inovações como a polilaminina podem ter seu impacto reduzido.
Por isso, o conselho segue mobilizado na defesa de políticas públicas que assegurem o direito do cidadão cearense ao atendimento por equipes multidisciplinares completas em tempo integral, fortalecendo o Ceará como referência tanto em produção científica quanto em cuidado humanizado em saúde.
Leia também | Cariri mantém 90% das cidades com lixões
Tags: Portal Terra Da Luz, polilaminina, reabilitação de alta complexidade, fisioterapia, terapia ocupacional, Crefito-6, saúde no Ceará, políticas públicas de saúde, UTIs, assistência integral, neuroplasticidade, lesão medular, reabilitação funcional, cuidado humanizado