O Dia Mundial de Combate ao Fumo é comemorado em 31 de maio. A data é a oportunidade de abrir ainda mais as discussões e conscientizar a população sobre os perigos do tabagismo e a importância de abandonar esse vício que afeta a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Conforme explica a psicanalista do Instituto Revoar, Natália Pinto, “o tabagismo é considerado uma das principais causas evitáveis de morte em todo o mundo, sendo responsável por mais de 7 milhões de mortes anualmente, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS)”.
O tabaco é um dos principais causadores de câncer de pulmão, enfisema pulmonar, doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Por isso, é fundamental falar sobre o tabagismo e vícios em geral, para que as pessoas possam entender os danos causados por essa prática e tomar a decisão de abandoná-la, buscando tratamentos adequados para este fim.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A psicanalista ainda explica que o fumo traz inúmeros malefícios para a saúde, que vão desde o aparecimento de rugas precoces, passando pela perda de dentes, até a morte. “Além disso, a dependência da nicotina pode ser muito difícil de ser superada, o que torna ainda mais importante a conscientização sobre a importância de evitar o tabagismo”, .
É preciso falar sobre vícios, como o tabagismo, para que as pessoas possam entender que essas práticas são prejudiciais à saúde e podem trazer sérias consequências para a vida. A conscientização e a educação sobre os perigos dos vícios são fundamentais para a prevenção de doenças e para a promoção de um estilo de vida saudável.
Por isso, no Dia Mundial de Combate ao Fumo, é importante reforçar a mensagem de que abandonar o tabagismo é uma escolha inteligente e saudável, que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde e para a qualidade de vida. Além disso, é preciso lembrar que existem diversas opções de tratamento disponíveis para ajudar as pessoas a abandonar o vício e ter uma vida mais saudável e feliz.
Leia também | Parecer da AGU reconhece importância da Taxa de Manejo de Resíduos Sólidos