logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Religião: Renascer 2026 celebra 40 anos com fé, solidariedade e programação especial no Carnaval de Fortaleza
Religião: Renascer 2026 celebra 40 anos com fé, solidariedade e programação especial no Carnaval de Fortaleza
06/02/2026
Gestão: Prefeitura de Caucaia firma cooperação com Sudene e IFCE para impulsionar desenvolvimento econômico
Gestão: Prefeitura de Caucaia firma cooperação com Sudene e IFCE para impulsionar desenvolvimento econômico
06/02/2026
Exibir tudo

Saúde: Ministério da Saúde abre 111 vagas do Mais Médicos Especialistas no Ceará Inscrições seguem até 19 de fevereiro e programa busca reduzir filas e ampliar o acesso a atendimentos especializados no SUS

Saúde: Ministério da Saúde abre 111 vagas do Mais Médicos Especialistas no Ceará

Programa Mais Médicos Especialistas reforça o atendimento em hospitais e ambulatórios do SUS no Ceará, com foco na redução do tempo de espera da população | Foto: divulgação

06 de fevereiro de 2026 – O Ministério da Saúde abriu inscrições para o segundo ciclo do programa Mais Médicos Especialistas, iniciativa vinculada ao programa Agora Tem Especialistas, com foco na ampliação do acesso ao atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). No Ceará, estão disponíveis 111 vagas imediatas para atuação em serviços hospitalares e ambulatórios especializados da rede pública, distribuídos em 17 municípios do estado.

O edital foi lançado nesta terça-feira (3), em Brasília, e prevê a seleção de 900 médicos especialistas em todo o país, contemplando 16 especialidades consideradas prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O objetivo central é reduzir o tempo de espera por consultas, exames e procedimentos, especialmente em regiões com maior vulnerabilidade social.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Programa amplia presença de especialistas no interior

Atualmente, 583 médicos especialistas atuam pelo programa em todas as regiões do Brasil. Com o novo edital, a expectativa do Ministério da Saúde é alcançar 1.500 profissionais em atividade. A maior parte desses médicos está alocada no interior do país (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%).

No Ceará, 103 especialistas já atuam pelo programa em áreas estratégicas como anestesiologia, cirurgia geral e radiologia, atendendo à população em diferentes municípios cearenses.

Segundo o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a iniciativa representa um avanço histórico na formação e no provimento de profissionais para o SUS. “Isso só é possível graças ao esforço do programa Agora Tem Especialistas, que integra um conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da formação profissional em saúde, em articulação com o Ministério da Educação”, destacou.

Formação em serviço e qualificação profissional

Lançado em 2025, o Mais Médicos Especialistas integra ações voltadas ao enfrentamento da escassez e da má distribuição de médicos especialistas no país. O programa alia provimento assistencial à formação em serviço, ampliando a oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade no SUS.

Além de atuarem diretamente em hospitais e policlínicas, os profissionais selecionados participarão de um processo contínuo de aprimoramento profissional. A capacitação será conduzida por especialistas de hospitais vinculados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), da Rede Ebserh e de outras instituições formadoras de referência.

A carga horária prevê 16 horas semanais de prática assistencial nas unidades do SUS e quatro horas semanais dedicadas a atividades educacionais, incluindo mentorias remotas e imersões em serviços de excelência.

Inscrições seguem abertas até 19 de fevereiro

As inscrições para o Mais Médicos Especialistas devem ser realizadas por meio da plataforma da UNA-SUS e seguem abertas até o dia 19 de fevereiro. O programa também permite o ingresso imediato de médicos recém-egressos da residência médica no SUS, acelerando a fixação desses profissionais e garantindo atendimento qualificado à população.

Leia também | Unidos do “tetê”: ensaio carnavalesco com recém-nascidos no HRN destaca importância da doação de leite humano

Saúde: Unidos do “tetê”: ensaio carnavalesco com recém-nascidos no HRN destaca importância da doação de leite humano

Tags: Mais Médicos Especialistas, Ministério da Saúde, SUS, saúde pública, médicos especialistas, vagas para médicos, Ceará, interior do Ceará, atendimento especializado, programa Agora Tem Especialistas, UNA-SUS, políticas públicas de saúde, formação médica, residência médica, sistema público de saúde, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje

Profissional de saúde aplica vacina contra a gripe durante início da campanha nacional de imunização | Foto: Prefeitura de Cabo Frio

28/03/2026

Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje Campanha nacional é antecipada diante do aumento de casos graves de doenças respiratórias


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

Últimas Notícias

  • Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje0
    Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje Campanha nacional é antecipada diante do aumento de casos graves de doenças respiratórias
    28/03/2026
  • Política: CPMI pede indiciamento de 2160
    Política: CPMI pede indiciamento de 216 Relatório do INSS aponta esquema em descontos e inclui políticos e empresários
    28/03/2026
  • Política: Federação segue na oposição no CE0
    Política: Federação segue na oposição no CE Capitão Wagner confirma posição e reforça aliança com Ciro Gomes para 2026
    27/03/2026
  • Política: Bolsonaro cumpre prisão domiciliar0
    Política: Bolsonaro cumpre prisão domiciliar Medida do STF autoriza recuperação de saúde com monitoramento eletrônico e restrições
    27/03/2026
  • Tecnologia: IA revoluciona shows ao vivo0
    Tecnologia: IA revoluciona shows ao vivo Ferramentas inteligentes transformam festivais e ampliam conexão entre artistas e público
    27/03/2026
  • Política: CPMI apresenta relatório final0
    Política: CPMI apresenta relatório final Parecer será analisado após decisão do STF que barrou prorrogação da comissão
    27/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas