

Hábitos de vida saudáveis, como uma dieta balanceada, exercícios regulares e não fumar, podem ajudar a diminuir as chances de contrair essa doença. Foto: reprodução/Prev One
O mês de março marca a chegada de um importante período de conscientização sobre o câncer renal, conhecido como Março Vermelho. A campanha global dá luz a prevenção e diagnóstico precoce da doença, que afeta milhares de pessoas em todo o mundo.
O câncer renal é uma enfermidade que se desenvolve nos rins, órgãos essenciais para a filtragem do sangue e a remoção de resíduos do corpo. “Embora seja menos comum do que alguns outros tipos de câncer, como o de mama ou pulmão, sua incidência tem aumentado nos últimos anos, tornando-se uma preocupação crescente para a saúde pública”, afirma o urologista do Hospital São Carlos/Rede D’Or, Dr. Mardhen Bezerra.
Uma das razões pelas quais a conscientização sobre o câncer renal é tão crucial é porque, muitas vezes, ele é assintomático em seus estágios iniciais.
Contudo, ao longo de semanas e meses, podem surgir sangue na urina, dor nas costas, perda de peso inexplicável e fadiga. “Esses sintomas geralmente não aparecem até que o câncer esteja em estágios avançados. O diagnóstico precoce é fundamental para um tratamento eficaz e melhores resultados”, explica o médico.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Hábitos de vida saudáveis, como uma dieta balanceada, exercícios regulares e não fumar, podem ajudar a diminuir as chances de contrair essa doença. Além disso, manter-se hidratado e controlar a pressão arterial e o peso corporal também são medidas importantes de prevenção.
Dr. Mharden também destaca a necessidade do conhecimento dos fatores de risco. Entram no rol histórico familiar de câncer renal, hipertensão, obesidade e tabagismo.
“Conscientizar-se sobre esses fatores e tomar medidas proativas, como exames regulares e consultas médicas, pode ajudar a identificar qualquer problema de saúde em estágios iniciais”, assegura o urologista.
Além da prevenção, é necessário pensar no diagnóstico precoce da doença. Exames de rotina, como exames de sangue e urina, bem como exames de imagem, como ultrassonografia e tomografia computadorizada, podem ajudar a identificar quaisquer anormalidades nos rins. “Quanto mais cedo o câncer renal for detectado, maior será a probabilidade de tratamento bem-sucedido e de sobrevivência a longo prazo”, conclui o médico do Hospital São Carlos/Rede D’Or.
Leia também| São Paulo vence Ituano nos acréscimos e vai às quartas do Paulistão