logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cinemô da Thomé: Iane Thomé promove evento que reúne marcas e influenciadores no Eusébio
Cinemô da Thomé Iane Thomé promove evento que reúne marcas e influenciadores no Eusébio
26/05/2023
Socorro: Saúde e FAB entregam remédios a comunidades ribeirinhas no Amazonas
Socorro Saúde e FAB entregam remédios a comunidades ribeirinhas no Amazonas
26/05/2023
Exibir tudo

Saúde Fortaleza reduz índice de mortalidade materna Conquista é celebrada no mês marcado pelo Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna

Saúde: Fortaleza reduz índice de mortalidade materna

Resultado é fruto do trabalho constante nas políticas de saúde da mulher, incluindo a de gestantes e puérperas, visando à melhoria da qualidade e acompanhamento em saúde das pacientes | Fotos: Marcos Moura

No mês em que se celebra o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna (28 de maio), a Prefeitura de Fortaleza registra uma importante conquista: uma diminuição expressiva do número de óbitos em mulheres gestantes ou em período de pós-parto. No ano de 2021, a Razão de Mortalidade Materna (RMM) foi de 78,9 óbitos para cada 100 mil nascidos vivos. Já em 2022, a RMM foi de 27,1. Para a Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2030, a proporção deste dado deve ser de 30, conforme a pactuação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

Assim, Fortaleza alcançou, em 2022, a meta estabelecida pela OMS para 2030. O resultado é fruto do trabalho constante nas políticas de saúde da mulher, incluindo a de gestantes e puérperas, visando à melhoria da qualidade e acompanhamento em saúde das pacientes e a redução do número da mortalidade das mesmas.

A assessora técnica em Saúde da Mulher, Léa Dias, explica a importância dessa conquista para Fortaleza. “Tivemos uma redução não somente comparada ao período de pico da pandemia, período em que os óbitos foram em número maior, mas, também, em relação aos anos anteriores – como em 2018 e 2019, quando o RMM foi, respectivamente, 30,8 e 43,4. É algo a ser celebrado, visto que o cálculo para definição da razão é feito a partir da relação entre o número de óbitos maternos, a quantidade de nascidos vivos durante o ano em determinado espaço geográfico, multiplicado por 100 mil gestantes”, detalha.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Mortes evitáveis

São fatores de risco para morte materna a hipertensão (pré-eclâmpsia e eclâmpsia), doenças crônicas agravadas durante a gestação, além da obesidade, que estão associadas a desfechos maternos desfavoráveis. Outras complicações são os abortos inseguros, as complicações no momento do parto, as hemorragias graves e as infecções pós-parto, sendo as principais causas de mortes maternas evitáveis as síndromes hipertensivas, hemorragias e infecções.

A morte materna também é um indicador que reflete a violação dos direitos humanos, pois grande parte das mortes são evitáveis, atingindo, na sua maioria, a população com baixo poder econômico, baixa escolaridade, adolescentes e mulheres que vivem em áreas rurais e/ou de difícil acesso aos serviços de saúde.

A RMM é considerada um indicador relevante da qualidade de saúde ofertada a mulheres e é diretamente influenciada pelas condições socioeconômicas da população. Segundo definição estabelecida pela OMS, constitui o óbito de uma mulher durante a gestação ou até 1 ano após o parto, independente da duração ou da localização da gravidez, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pela gravidez, ou ainda por medidas em relação a ela, onde não são incluídas causas acidentais.

Atingir o índice indicado pela OMS na manutenção e queda desta taxa é um resultado que repercutirá em ampla escala e deve ser trabalhado de forma constante com políticas públicas voltadas ao tema. Para isto, a Prefeitura de Fortaleza conta com atendimento e apoio às pacientes desde as primeiras semanas de gestação e acompanhamento da criança através da puericultura.

Atendimento voltado às gestantes

Para garantir a redução da morte materna e os resultados positivos durante a gestação, o acompanhamento pré-natal é fundamental, ajudando a prevenir complicações e promover a saúde da mãe e do bebê. O atendimento pré-natal é disponibilizado gratuitamente nos 118 postos de saúde, com consultas, onde a gestante é examinada e encaminhada para realização de exames e vacinas, além de ser vinculada à uma maternidade para atenção ao parto e intercorrências durante a gestação. O recomendado é que a mulher inicie o acompanhamento com até 12 semanas de gravidez para cumprir o calendário mínimo de consultas necessárias, a participação de grupos educativos e a estratificação de risco gestacional.

médica atendendo uma paciente
Somente em 2022, 29.447 partos foram realizados nas maternidades de Fortaleza de forma segura e humanizada

Atualmente, 12.188 gestantes estão sendo acompanhadas durante o pré-natal nas unidades básicas de saúde, desde os primeiros meses de gestação. Os postos também ofertam grupos de gestantes, para o acolhimento e troca de experiências entre mulheres que estão passando por um período de grandes mudanças físicas e emocionais. As gestantes contam, ainda, com o apoio dos agentes comunitários de saúde que realizam visitas domiciliares.

“A Prefeitura de Fortaleza investe de forma constante na linha de cuidado a gestantes e puérperas, onde foram ampliadas equipes de Saúde da Família, foi realizada a qualificação das maternidades municipais com acolhimento que conta com classificação de risco, a inserção de enfermeiros obstétricos na atenção ao parto, o incentivo ao parto humanizado e diversos fatores voltados às políticas públicas para este público”, reforça Léa Dias.

Encontro da Família Grávida

Mensalmente, ocorre o Encontro da Família Grávida, no Hospital Nossa Senhora da Conceição, mais um projeto que fortalece a vinculação, integrando profissionais da atenção básica, da maternidade e a família da gestante por meio de visitas guiadas e orientações para o parto.

Leia também | Fortaleza é a cidade brasileira mais procurada para as férias de julho

Salas de apoio à mulher que amamenta

Além do acompanhamento pré-natal, o Município possui 23 Salas de Apoio à Mulher que Amamenta, sendo locais de apoio destinados ao compartilhamento de informações sobre os benefícios do aleitamento materno, além da orientação realizada por profissionais sobre técnicas que auxiliam uma boa amamentação. As salas também coletam leite humano, que é encaminhado aos bancos de leite dos hospitais da rede pública e beneficiam crianças prematuras que não têm a condição de serem alimentadas com o leite da mãe.

Cada sala consegue captar entre quatro e cinco litros de leite humano por mês. O equipamento conta com o apoio de um enfermeiro e técnico de enfermagem, capacitados para proporcionar um melhor acolhimento às mulheres, esclarecendo dúvidas e repassando orientações sobre o assunto.

Maternidades

A Rede de Atenção à Obstetrícia da Capital é composta pelos hospitais distritais Gonzaga Mota da Barra do Ceará, do José Walter e de Messejana (que se encontra em reforma), além do Hospital Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher) e Hospital Nossa Senhora da Conceição (HNSC), bem como das maternidades de alto risco Maternidade Escola (MEAC), Hospital Geral Cesar Cals (HGCC) e Hospital Geral de Fortaleza (HGF) e da rede contratualizada como o Hospital São Camilo Cura Dars.

Em Fortaleza, no terceiro trimestre é indicado que a gestante visite a maternidade na qual será realizado seu parto ou que será atendida nos casos de intercorrências no pré-natal e também no puerpério. A vinculação da gestante à maternidade favorece o nascimento humanizado, pois propicia conhecimento, conforto e segurança para as futuras mães. Somente em 2022, 29.447 partos foram realizados nas maternidades de Fortaleza de forma segura e humanizada, disponibilizando o apoio físico e emocional necessários para que tenham um parto seguro, tranquilo e feliz.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição, no Conjunto Ceará, realiza atendimento com atenção obstétrica e neonatal. Com um centro de parto normal com 4 quartos de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), alojamento conjunto, berçário e leitos de observação e emergência obstétrica com acolhimento, além de classificação de risco. O grupo da atenção obstétrica da unidade faz um trabalho de aproximação com as gestantes das unidades vinculadas através do Encontro Família Grávida. O encontro ocorre uma vez por mês na própria maternidade e reúne as gestantes e familiares para um momento de atividades relacionadas às boas práticas de atenção ao parto e nascimento. Destaca-se nestas boas práticas a pintura gestacional, sessão de fotográfica e visita ao centro de parto normal.

Além do HNSC, a Rede é constituída por dois Gonzaguinhas (Barra do Ceará e José Walter), que estão com a ambiência para atenção ao parto e nascimento, incentivando o parto humanizado e também contam com emergência de porta aberta, com o acolhimento e classificação de risco obstétrico.

Já o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, hospital de retaguarda, é referência no atendimento às mulheres, com diversas especialidades que apoiam as ações assistenciais, entre elas: obstetrícia, ginecologia e endocrinologia. A unidade tem posto de coleta de leite humano, centro obstétrico, alojamento conjunto, berçário, Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal.

Leia também | Pesquisa mostra importância de áreas verdes urbanas para a saúde

Saúde Pesquisa mostra importância de áreas verdes urbanas para a saúde
Compartilhar

Artigos Relacionados

Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos

A CBF trabalha para garantir que ao menos duas partidas ocorram à noite | Foto: reprodução/ESPN

06/12/2025

Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

Últimas Notícias

  • Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos0
    Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis
    06/12/2025
  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
  • Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro0
    Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro Decisão unânime da Primeira Turma reconhece falhas graves na contenção dos ataques aos Três Poderes
    05/12/2025
  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
  • Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres0
    Mobilização: Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres Ação integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo e reúne times femininos da Guarda Municipal e da Polícia Militar em partida simbólica no próximo dia 8
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas