

Vacina nacional contra a dengue avança e promete revolucionar a saúde pública | Foto: reprodução
13 maio 2025 — O Brasil está prestes a dar um importante passo no combate à dengue com o desenvolvimento de uma vacina 100% nacional e de dose única. Anunciada em fevereiro de 2025 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, a vacina começará a ser produzida em larga escala em 2026. A previsão inicial é de 60 milhões de doses por ano, podendo ser ampliada conforme a demanda e a capacidade produtiva do país.
Pesquisadores do Instituto Oswaldo Cruz (IOC-Fiocruz) estão na liderança do desenvolvimento do imunizante, que promete cobertura contra os quatro sorotipos do vírus da dengue. Em testes realizados com camundongos, a vacina alcançou 100% de eficácia, representando um marco para o controle da doença que afeta milhões de brasileiros todos os anos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além do trabalho da Fiocruz, o Instituto Butantan também avança no desenvolvimento de vacinas contra a dengue. Resultados da fase 3 dos ensaios clínicos demonstraram 89% de eficácia contra as formas graves da doença, com proteção prolongada de até cinco anos.
A vacina da Fiocruz utiliza uma combinação de duas estratégias de imunização, o que a torna eficaz contra os quatro sorotipos da dengue. A iniciativa fortalece a autonomia científica e tecnológica do país e representa um investimento estratégico em saúde pública.
A produção da vacina será realizada em parceria com o Instituto Butantan, garantindo maior independência do Brasil na fabricação de imunizantes. A distribuição será feita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), com foco no público de 2 a 59 anos.
Especialistas acreditam que a introdução da vacina reduzirá drasticamente os casos de dengue no país, aliviando o sistema de saúde e contribuindo para uma melhor qualidade de vida da população. A autonomia científica e a capacidade de resposta nacional são vistas como conquistas estratégicas para o futuro da saúde pública no Brasil.
Leia também | Carlo Ancelotti é o novo técnico da Seleção Brasileira e assume antes da Data Fifa de junho