logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Teatro: Cláudio Lins e Mariana Gallindo trazem a Fortaleza a peça Amor por Anexins
Teatro Cláudio Lins e Mariana Gallindo trazem a Fortaleza a peça Amor por Anexins
09/01/2023
Atacante fez exames em Porangabuçu. | Foto: Wilton Hoots/Cearasc
Futebol Luvannor desembarca e tem primeiro dia de trabalhos no Ceará
09/01/2023
Exibir tudo

RevitalizaçãoPrefeitura de Fortaleza promove operação integrada para revitalizar Praça Caio Prado, no Centro Serviços de limpeza e manutenção foram executados para restaurar o espaço

O serviço de limpeza do espaço público foi coordenado por um supervisor e uma equipe de 12 garis, um motorista da caçamba e um operador do veículo. | Foto: Alex Costa

O serviço de limpeza do espaço público foi coordenado por um supervisor e uma equipe de 12 garis, um motorista da caçamba e um operador do veículo. | Foto: Alex Costa

A Prefeitura de Fortaleza mobilizou, nesta segunda-feira (09/01), uma força-tarefa com diversos órgãos municipais para revitalizar a Praça Caio Prado, localizada ao lado da 10ª Região Militar, no Centro da Capital. Equipes de limpeza iniciaram, no início da tarde, os serviços de higienização, retirada de resíduos sólidos, capina e manutenção do paisagismo, além da lavagem completa do piso. Logo mais à noite, a praça também receberá pintura do meio-fio e dos degraus da praça, popularmente conhecida como a Praça da Sé.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

A operação reuniu equipes da Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), Secretaria Executiva Regional 12 (SER 12), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) de Fortaleza, Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Sesec) e Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (Secultfor).

O serviço de limpeza do espaço público foi coordenado por um supervisor e uma equipe de 12 garis, um motorista da caçamba e um operador do veículo. No início, foram removidos resíduos sólidos que ficaram espalhados pela praça. Em seguida, foi feita a varredura do piso e a capina da vegetação. Para completar a higienização do espaço, foi necessário lavar o piso da praça. No início da noite, os degraus e o meio-fio serão pintados.

Nesta terça-feira (10/01), equipes de Infraestrutura da Seger serão enviadas para avaliar a necessidade de reparos no piso intertravado, no piso tátil, nas rampas de acesso, nas grades metálicas que circundam o monumento do artista plástico cearense Sérvulo Esmeraldo, além de possíveis danos causados à vegetação.

Sobre a operação da Prefeitura, uma vendedora que trabalha em uma loja em frente à Praça elogiou a eficiência dos trabalhos de limpeza na praça. Ela detalhou que a praça tinha muitas lonas, caixas, isopores, água suja sendo derramada, bebidas, redes e barracas.

“Particularmente, estou achando ótimo, pois agora vamos poder voltar a funcionar normalmente. Que bom que a Prefeitura teve a iniciativa de tirar as coisas que sobraram, até porque não adiantaria muito as pessoas terem saído e continuar a bagunça como estava. Agora, nós temos a praça de volta, e os turistas e clientes que passam por aqui também”, disse.

Além disso, ela explica que a ocupação na praça trazia um clima tenso ao local e afastava a freguesia. “Acabou afetando muito a gente, principalmente nós lojistas e vendedores, porque como estamos ao lado do comando militar, os clientes tinham medo de entrar. Todos os dias, no meio da tarde, a praça começava a lotar, havia bloqueio do trânsito e quem vinha pra cá não tinha nem como seguir”, afirmou.

Trânsito

Agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) monitoraram, ao longo de todo o dia, o tráfego na Av. Alberto Nepomuceno, nas proximidades do Mercado Central e da 10ª Região Militar, no Centro de Fortaleza.

Não foi registrada nenhuma intercorrência. A medida teve como objetivo controlar o trânsito, reforçando a segurança viária e garantindo fluidez no trecho. O local continuará sendo monitorado por equipe que atuará em rota e se comunicará com os órgãos de segurança pública, se verificada alguma ocorrência.

Patrimônio

Sobre a obra “Ballet Gráfico”, uma escultura-fonte composta por três cones em aço inox que giram em sentidos contrários, de autoria do artista Sérvulo Esmeraldo, foi vistoriada por técnicos da Coordenação do Patrimônio Histórico Cultural (CPHC) da Secretaria Municipal de Cultura (Secultfor) logo após a retirada da ocupação, para averiguar se houve qualquer depredação.

Na avaliação, constatou-se que a peça não foi danificada. No entanto, foi encontrado muito lixo entre as plantas do jardim que circunda a escultura, o qual se encontra bastante deteriorado. A fonte da escultura não está em funcionamento, o espelho d’água se encontra seco, a escultura em si apresenta pontos de ferrugem e o totem informativo necessita de reparo.

Um parecer melhor detalhado está sendo elaborado pelos técnicos da CPHC. A limpeza e a capina especificamente no entorno da obra já foram executadas pelas equipes da força-tarefa.

Sobre a Praça Caio Prado

Provavelmente a mais antiga de Fortaleza, a Praça Caio Prado e está localizada em frente à Catedral Metropolitana, entre as ruas Castro e Silva e Doutor João Moreira. O equipamento recebeu este nome em 1889, em homenagem póstuma ao ex-presidente do Ceará nos anos de 1888 e 1889. No século XVIII, foi chamada de Praça do Conselho, Praça do Largo da Matriz e Praça da Sé. Popularmente, ela também é conhecida como Praça Dom Pedro II, em alusão a estátua do imperador Dom Pedro II.

A fonte Ballet Gráfico, do artista Sérvulo Esmeraldo, fica em um cercado no meio da Praça Caio Prado, que neste momento está entregue ao Governo do Estado do Ceará devido a obra da Linha Leste do Metrô de Fortaleza.

Com o objetivo de fornecer dados e estudos técnicos para a elaboração de políticas públicas de proteção e salvaguarda dos bens, a Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor) está elaborando licitação para a contratação de uma empresa com a finalidade de prestação de serviços de catalogação de monumentos e esculturas em vias e praças públicas da Cidade.

Leia também | Moraes determina desobstrução de via de BH ocupada por manifestantes

Repúdio Presidentes de TRFs e procuradores-gerais defendem punição a invasores
Compartilhar

Artigos Relacionados

Mundo: Guerra Irã completa um mês

O presidente dos EUA, Donald Trump, em 11 de março de 2026 | Foto: REUTERS/Kevin Lamarque

29/03/2026

Mundo: Guerra no Oriente Médio completa um mês Trump declara vitória sobre Irã, mas conflito segue sem acordo


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Pública STF Supremo Tribunal Federal sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 23/03/2026

    Marta Sarmento Comentado em Inclusão: Fortaleza celebra inclusão com caminhada Down

  • 21/03/2026

    Ester de carvalho Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 19/03/2026

    Complexo solar inicia operação – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Energia: Complexo solar inicia operação

  • 11/03/2026

    capcut Comentado em Crimes Digitais Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

  • 06/03/2026

    Vitor Gabriel de lima Comentado em Inclusão: Prefeitura de São Gonçalo lança programa ‘Minha Primeira Chance’ com 220 vagas para jovens de 14 a 24 anos

  • 06/03/2026

    gardenia oliveira Comentado em Empreendedorismo Beira-Mar recebe a Feira Criativa neste fim de semana

Últimas Notícias

  • Mundo: Guerra Irã completa um mês0
    Mundo: Guerra no Oriente Médio completa um mês Trump declara vitória sobre Irã, mas conflito segue sem acordo
    29/03/2026
  • Prejuízo: Incêndio atinge centro de SP0
    Prejuízo: Incêndio atinge centro de SP Fogo de grandes proporções mobiliza dezenas de bombeiros no Brás
    29/03/2026
  • Política: Flávio fala sobre eleições na CPAC0
    Política: Flávio fala sobre eleições na CPAC Senador descarta interferência externa, mas defende pressão diplomática
    28/03/2026
  • Justiça: Moraes nega pedido de Bolsonaro0
    Justiça: Moraes nega pedido de Bolsonaro Ministro mantém restrições para visitas de filhos durante prisão domiciliar
    28/03/2026
  • Guerra: EUA avaliam próximos passos contra Irã0
    Guerra: EUA avaliam próximos passos contra Irã Após um mês de conflito, cenário oscila entre cessar-fogo e risco de invasão terrestre com impactos globais
    28/03/2026
  • Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje0
    Saúde: Vacinação contra gripe começa hoje Campanha nacional é antecipada diante do aumento de casos graves de doenças respiratórias
    28/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas