A foto aérea mostra um gramado que mais parece um enorme tapete com um tom verde intenso, que nem de longe lembra o antigo gramado do Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, formado por um mix de gramas, que acabava gerando desnível no campo. As imagens do novo gramado foram enviadas pelo leitor do Portal Terra da Luz, Anderson Almeida, morador de um prédio vizinho à segunda maior praça esportiva da Capital.
Além da instalação de 8.250 m² de grama Bermuda Celebration, que segue o padrão FIFA, a reforma do PV, iniciada em julho de 2020, inclui a manutenção nos vestiários, modernização da iluminação e melhoria das estruturas metálicas. Antes disso, o estádio foi transformado, em abril de 2019, num hospital de campanha para atender pacientes com covid-19. Na época, o gramado deu lugar a um piso de concreto, macas e equipamentos hospitalares, como respiradores e demais aparelhos para a ventilação mecânica.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
Há quase um mês, no dia 09 de dezembro, o prefeito José Sarto visitou as obras do PV, que estavam na época com 95% de conclusão dos serviços, que incluíam a demolição do piso provisório em concreto, remoção do antigo gramado, escavação e o novo sistema de drenagem.
Durante a visita, Sarto ressaltou que o PV “é um grande centro tradicional do esporte cearense”. “Aqui, tivemos jogos memoráveis que guardam consigo a história do futebol”, declarou.
Após o plantio da grama natural, as equipes trabalham no manejo até que o gramado esteja apto para uso já com a demarcação do campo e a instalação das bases para as traves.
A troca do gramado era uma reivindicação antiga da população. Além do plantio da nova grama, o Estádio Presidente Vargas está recebendo pintura nova dos corrimãos; recuperação do alambrado; manutenção das cadeiras das arquibancadas; ajuste nos forros; correção de infiltrações; reparos hidráulicos, elétricos e de iluminação; além da manutenção dos vestiários, com o reparo dos armários, pintura e troca do gramado sintético de aquecimento dos jogadores.
A revitalização está sendo realizada pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf). Com investimento de R$ 2,5 milhões, aproximadamente. Segundo o prefeito José Sarto, a expectativa é entregar a obra cem por cento concluída por volta de março de 2022, possibilitando o retorno dos treinos e de competições oficiais de futebol ainda no primeiro semestre de 2022.
Leia também | Djokovic tem entrada negada na Austrália e tenta evitar deportação