

Mina de Totten, SudBury, em Ontário, no Canadá | Foto: divulgação/Vale
As equipes de resgate da mineradora Vale conseguiram resgatar todos os 39 trabalhadores que ficaram presos em uma mina da cidade de Sudbury, em Ontário, no Canadá. A primeira parte da operação foi realizada até o meio-dia desta terça-feira (28/9), com o retirada de 33 mineiros. Segundo a empresa brasileira Vale, exploradora da mina Totten, os seis profissionais restantes resgatados na parte da tarde e a noite.

Segundo a Vale, os funcionários ficaram presos no interior da mina subterrânea, na manhã do último domingo (26/9). Uma pá escavadeira atingiu o elevador que levaria os trabalhadores à superfície e o equipamento ficou sem condições de operar. No momento do acidente, os trabalhadores estavam a uma profundidade entre 900 e 1,2 mil metros.
Segundo a mineradora, ao perceber que o elevador estava danificado, os empregados se dirigiram às estações subterrâneas de refúgio, onde acessaram as escadas secundárias que usaram para chegar à superfície, com a ajuda de equipes de resgate. Nenhum dos mineiros que ficaram presos é brasileiro.
“Trazer nossos 39 empregados seguros e saudáveis para casa era nossa principal prioridade e estamos felizes que nosso plano de emergência funcionou”, disse presidente da Vale, Eduardo Bartolomeo, que foi a Sudbury, em Ontário, e encontrou com os empregados e a equipe de resgate. “Esta é uma grande notícia vinda de circunstâncias muito difíceis. Todos estão seguros agora. Gostaria de parabenizar nossa equipe de resgate”, acrescentou.
A mineradora brasileira afirmou por meio de nota que vai fazer uma investigação, “para que a empresa possa aprender com o incidente e tomar medidas para garantir que isso nunca aconteça novamente”. A produção na mina, que produz níquel, está temporariamente suspensa.
Com informações da Agência Brasil e do site G!
Leia também | MPCE deflagra Operação Descarte para investigar suspeita de fraude em contrato de coleta de lixo