

Reflexões sobre pertencimento e ocupação artística dos territórios urbanos | Foto: Jane Batista
Entre os dias 5 e 13 de abril, o Espaço Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor) será palco de um ciclo de atividades que une arte, juventude e questões sociais em torno do direito à cidade. A iniciativa faz parte da programação “Daqui pra lá: quem tem direito à cidade?” e está conectada à exposição Um Oceano Dentro de Mim, da fotógrafa Jane Batista.
A ação é promovida pela Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, por meio da Divisão de Arte e Cultura, e tem como objetivo provocar reflexões sobre pertencimento, memória e desigualdade urbana, especialmente a partir da perspectiva da juventude periférica. Crianças e jovens dos bairros Serviluz e Vicente Pinzon participam das atividades, reforçando o papel da arte como ferramenta de transformação social.
A programação inicia no sábado, 5 de abril, às 14h, com uma visita guiada à exposição de Jane Batista, seguida por uma roda de conversa e a apresentação do projeto com os jovens artistas envolvidos. A mediação será feita por Nicole Saboya, Cecília Melo e Rafaela Vasconcelo, do Instituto Trêsmares, além da própria artista.
Outro destaque é a oficina de colagens e lambes, que acontece no dia 11 de abril, das 9h às 12h, no Núcleo Diálogos do Espaço Cultural Unifor. A atividade será acompanhada por uma roda de conversa e mediada pelo Instituto Trêsmares e o artista visual Jambo (Bruno Fonseca), criando uma imersão entre arte e cidade. São oferecidas 15 vagas gratuitas, com inscrições pelo Instagram @institutotresmares.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Um Oceano Dentro de Mim, de Jane Batista, propõe um mergulho nas conexões entre identidade, território e afetos. Utilizando a câmera do celular, a artista autodidata registra imagens do cotidiano no Titanzinho, bairro de Fortaleza onde vive, ressignificando narrativas e valorizando a vida em comunidade.
“Minhas imagens falam sobre valorizar os momentos, as pessoas, a natureza e o lugar onde vivo (…). É nesse espaço, com minhas raízes, meu filho e as alegrias simples do dia a dia, que encontro força para continuar sonhando”, afirma Jane.
Clique aqui e saiba mais sobre a exposição de Jane Batista
Daqui pra lá: Quem tem Direito à Cidade
📅 Data: 5 a 13 de abril
📍 Local: Espaço Cultural Unifor
Abertura com visita guiada e roda de conversa
📅 Data: 5 de abril (sábado)
🕒 Horário: 14h
📍 Exposição de Jane Batista
Oficina de colagens e lambes + roda de conversa
📅 Data: 11 de abril (sexta-feira)
🕒 Horário: 9h às 12h
📍 Núcleo Diálogos – Espaço Cultural Unifor
🎟️ Inscrição gratuita pelo Instagram @institutotresmares (link na bio)
🔢 Vagas: 15
Leia também | Governo Lula apresenta balanço dos avanços econômicos e sociais em dois anos de mandato