O Prefeito José Sarto recebeu nesta quinta-feira (27/05), a visita do prefeito de Jundiaí, SP, Luiz Fernando Machado, para discutir políticas públicas voltadas para a Primeira Infância e formalizar a adesão de Fortaleza à Rede Mundial de Cidades das Crianças, que aconteceu em março deste ano. O município paulista é a sede brasileira da Rede, que conta a participação de 200 cidades em 15 países da Europa e América Latina, 11 delas no Brasil. A visita incluiu percurso por equipamentos da Prefeitura de Fortaleza. A agenda foi organizada pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi).
O prefeito José Sarto destacou o compromisso de Fortaleza com a primeira infância, através de políticas públicas integradas, envolvendo as diferentes áreas da gestão. “A primeira infância é uma fase fundamental para o desenvolvimento, e a cidade é o lugar onde essas vivências acontecem. Por isso, já inauguramos 26 centros de educação infantil, somos referência em qualidade de ensino, investimos em iniciativas de mobilidade específicas para crianças e contamos com ações de assistência social para beneficiar meninos e meninas em situação de vulnerabilidade, levando segurança alimentar. Além disso, obras de urbanização e infraestrutura favorecem crianças e suas famílias, proporcionando melhores condições de moradia e gerando oportunidades”, enfatiza Sarto.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o Prefeito de Jundiaí, Fortaleza pode ensinar muito ao Brasil e ao mundo. “Fortaleza é uma referência quando consegue, a partir do seu serviço público, oferecer uma dinâmica de melhoria de vida para as pessoas que aqui estão, especialmente pras nossas crianças. Então nós saímos daqui muito bem impressionados e felizes com a capacidade que tem o estado do Ceará, especialmente a capital, de promover políticas que podem ser também implementadas por outras cidades,” ressalta Luiz Fernando Machado.
Entre as politicas inspiradoras apontadas pelo prefeito de Jundiaí, estão a estruturação da orla da cidade, que está sendo realizada em benefício do cidadão, com o uso do automóvel por muitas vezes colocado no plano secundário para priorizar o acesso das pessoas, e a qualidade e quantidade de Centros de Educação Infantil edificados pela atual gestão.
De acordo com a titular da Cespi, Angélica Leal, o estreitamento das relações entre Fortaleza e Jundiaí é proveitosa para os dois municípios e para a Rede. “A visita do Prefeito de Jundiaí representa o reconhecimento da importância de nossas políticas de primeira infância no âmbito nacional. A gestão do prefeito Sarto têm um grande comprometimento com políticas para a infância, e essas trocas de experiências nos proporcionam mais ferramentas para a execução exitosa das nossas estratégias, bem como nos permitem compartilhar boas práticas que podem ser referência em âmbito nacional”, afirma.
Além do encontro com o prefeito de Fortaleza, a agenda do Prefeito de Jundiaí incluiu uma reunião na Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova), onde os dois municípios compartilharam experiências. “Esse tipo de intercâmbio de ideias agrega muito à nossa cidade. Jundiaí estava interessada em conhecer as experiências do Laboratório de Inovação de Fortaleza e as diversas políticas públicas inovadoras desenvolvidas aqui, tivemos um momento para apresentar o projeto dos Microparques Urbanos, que implantamos como piloto e agora está na fase de expansão. Também tivemos a oportunidade de conhecer as experiências de Jundiaí com resíduos sólidos e soluções bem interessantes na área de reciclagem e coleta seletiva”, destaca o presidente da Fundação Citinova, Luiz Alberto Sabóia.
A equipe do Prefeito Luiz Fernando Machado seguiu a agenda com uma visita aos projetos e equipamentos da Prefeitura de Fortaleza desenvolvidos com a óptica da primeira infância. Foram apresentados à equipe de Jundiaí o Microparque Seu Zequinha, o Cuca Barra e o Centro de Educação Infantil Maria Aglaê Gonçalves Monteiro, na Barra do Ceará, a Cidade da Criança, no Centro, e a Areninha do Pirambu, que possui quiosque do projeto Leitura na Praça.
Leia também | Candidatos têm esta sexta-feira (27/04) para pedir isenção de taxa de inscrição do Enem
O projeto “Cidade das Crianças”, idealizado pelo pedagogo Francesco Tonucci, nasceu em Fano (Itália), em maio de 1991. A iniciativa teve como motivação trabalhar para uma nova filosofia de governo municipal, tendo a criança como parâmetro e objetivando a garantia das necessidades de todos os cidadãos. Não se trata de aumentar recursos e serviços para crianças, mas de construir uma cidade diversa e melhor para todos, de modo que as crianças possam viver uma experiência como cidadãos, autônomos e participativos.
Entre os critérios de participação na Rede, está a existência de uma Comissão Intersetorial de gestores, que em Fortaleza se concretiza na Comissão Municipal da Primeira Infância (CMPI), criada em 2014, junto com a primeira edição do Plano Municipal da Primeira Infância de Fortaleza (PMPIF).
Também é necessária a realização da escuta das crianças, que em Fortaleza está em processo de desenvolvimento pela Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi) em parceria com a Secretaria Municipal da Educação (SME). E é exigido que o município participante elabore e aplique estratégias para que as crianças possam usufruir da cidade e para fomentar a autonomia das crianças, critério que norteia as políticas públicas sistematizadas pelo PMPIF. A adesão de Fortaleza foi assinada pelo prefeito Sarto em março deste ano.
Leia também | Lula assinará MP do salário mínimo de R$ 1.320 até 1º de maio