A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec), divulga balanço de salvamentos realizados pela Inspetoria de Salvamento Aquático (ISA) da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) no primeiro trimestre de 2023. Ao todo, 87 vidas foram salvas pelas equipes de guarda-vidas distribuídos nos postos da orla da cidade, entre os bairros Barra do Ceará e Mucuripe.
Atualmente, existem guarda-vidas em postos fixos em diversos pontos da orla fortalezense, como Barra do Ceará, Carapebas, Praia dos Crush, Jangada, Praia de Iracema, Ponta Mar e Náutico, de domingo a domingo, das 8 às 17 horas. Os agentes contam com equipamento específicos como flutuadores e nadadeiras.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Na Praia do Hawaizinho, existe uma equipe em regime de plantão, composta por três guardas, todas as sextas-feiras, sábados e domingos, das 8 às 17 horas. A disposição da equipe foi uma demanda atendida pela Prefeitura de Fortaleza a partir da solicitação da comunidade do Poço da Draga e visa garantir a segurança dos banhistas na área nos horários de maior fluxo de pessoas no local. Em Janeiro deste ano, o prefeito José Sarto anunciou que o projeto de requalificação, paisagismo e urbanização da Praia de Iracema incluirá a implantação de um novo posto guarda-vidas, na comunidade no Havaizinho.
A Inspetoria de Salvamento Aquático atua ainda no apoio ao Projeto Praia Acessível, que oferece espaço de lazer com esteiras e cadeiras anfíbias, possibilitando o banho de mar assistido às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida, funcionando de quarta-feira a domingo, na Praia do Lido, conhecida popularmente como Praia dos Crush, em frente ao Centro Cultural Belchior, na Praia de Iracema.
De 2020 a 2022, a Inspetoria salvou 356 vidas, sendo 132 só no ano passado, 115 em 2021 e 109 em 2020. Além disso, a Inspetoria realiza também ações preventivas de carater educativo, com orientações e abordagens a banhistas.
A Guarda Municipal de Fortaleza recomenda à população que procure os guarda-vidas antes de entrar no mar para saber os melhores locais e receber dicas para um banho seguro e consciente.
Leia também | Anvisa libera fabricação de produtos da marca Fugini