

Nomeação e posse de Wolney Queiroz Maciel como Ministro de Estado da Previdência Social | Foto: Ricardo Stuckert/PR
O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), protocolou neste sábado (3) um pedido junto à Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitando o afastamento do ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. O requerimento também solicita investigação contra o ex-secretário-executivo por omissão dolosa, violação de princípios administrativos e inidoneidade moral.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com o deputado, Wolney teria ignorado alertas sobre um esquema fraudulento de bilhões no INSS quando ainda era secretário-executivo da pasta. O documento menciona reuniões de 2023 nas quais relatórios técnicos apontaram irregularidades — incluindo uma ata de 12 de junho em que a conselheira Tonia Galleti alertou sobre descontos indevidos em aposentadorias.
O requerimento afirma que a omissão de Queiroz demonstra negligência grave ou possível conivência, o que compromete sua permanência como ministro. Além disso, o parlamentar argumenta que sua nomeação compromete a isenção das investigações, além de ferir os princípios da moralidade e probidade administrativa.
A conduta de Wolney Queiroz pode configurar, segundo o pedido:
Até o momento da publicação, o Ministério da Previdência não se manifestou. O espaço segue aberto.
Leia também | Carlos Lupi deixa Ministério da Previdência após escândalo no INSS; Wolney Queiroz assume o cargo