

Reconhecimento pela articulação e defesa do Nordeste | Foto: divulgação
11 de julho de 2025 — O deputado federal André Figueiredo voltou a figurar na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional, segundo levantamento anual do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). Esta é a 15ª vez consecutiva que o cearense integra o grupo, que reúne os parlamentares mais atuantes e respeitados no cenário político nacional.
A lista do DIAP destaca 70 deputados federais e 30 senadores com maior capacidade de articulação, liderança em votações, formulação de propostas e influência nos rumos das decisões legislativas em Brasília. Ex-ministro das Comunicações, André Figueiredo é reconhecido por sua habilidade no diálogo, firmeza nas posições e compromisso com as causas sociais e com o desenvolvimento do Ceará e do Nordeste.
Em nota, o deputado agradeceu o reconhecimento, dedicando-o ao povo cearense:
“Recebo esse reconhecimento com gratidão e humildade. Cada conquista no Parlamento é fruto da confiança que o povo do Ceará deposita em nosso mandato. Continuaremos buscando resultados concretos e uma política pública mais justa e eficiente para todos os brasileiros”, afirmou.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Nos últimos anos, André Figueiredo foi autor e relator de propostas relevantes para a economia, a cultura e o esporte. Entre os principais destaques está a Lei nº 15.092/2025, que reconhece as barracas da Praia do Futuro como patrimônio cultural do Brasil — um avanço na valorização do turismo e da cultura cearense.
Outro destaque foi a relatoria da Lei nº 14.968/2024, que garante a continuidade dos incentivos fiscais para o setor de TICs, incentivando a inovação e o desenvolvimento tecnológico, especialmente no Nordeste.
André Figueiredo também está na liderança de um projeto de lei que torna permanente a Lei de Incentivo ao Esporte, em votação prevista para os próximos dias no plenário da Câmara. A proposta, construída em parceria com outros parlamentares, visa fortalecer o esporte como ferramenta de inclusão social e desenvolvimento de jovens em todo o país.
Leia também | Os BRICS e a desdolarização da economia global
Tags: André Figueiredo, DIAP, 100 parlamentares mais influentes, Câmara dos Deputados, política nacional, Lei das barracas da Praia do Futuro, Lei de Incentivo ao Esporte, TICs, políticas públicas, Ceará, desenvolvimento do Nordeste, Congresso Nacional, deputado cearense