

Galerias voltam a receber visitantes no Plenário da Alece | Foto: Paulo Rocha/Alece
01 de outubro de 2025 — A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) reabriu, na manhã desta quarta-feira (1º), as galerias do Plenário 13 de Maio, após reformas necessárias devido ao incêndio registrado em junho de 2024.
O presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), destacou que a medida valoriza o prédio-sede do Legislativo, inaugurado há 48 anos, e fortalece a aproximação com a população cearense. O espaço dispõe de 123 assentos e só pode ser acessado mediante detector de metais e revista feita por policiais homens e mulheres.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo Aldigueri, além das reformas estruturais, foram implementados sistemas de reconhecimento facial, biometria e controle de entradas e saídas, ampliando a proteção de parlamentares, servidores e visitantes.
“Esse pacote de medidas marca uma nova etapa para a Assembleia. Mais do que proteger o patrimônio público, trata-se de cuidar das pessoas que fazem parte desta Casa, unindo tecnologia, inovação e segurança para tornar a Alece mais moderna, acessível e protegida”, afirmou o presidente.
A reabertura contou com a presença de alunos do 1º ano da Escola de Ensino Médio Dona Luíza Távora — Promorar, no bairro Jardim das Oliveiras, dentro do projeto “O Parlamento e Sua História”, do Memorial Deputado Pontes Neto (Malce).
O estudante Átila Santos relatou a experiência:
“Foi tranquilo o acesso e daqui temos uma boa visão e escuta do que está acontecendo no Plenário. É bem diferente de assistir pela televisão. A sensação é que somos parte também.”
Leia também | Cidadania digital: O povo está no grupo de WhatsApp
Tags: Alece, Plenário 13 de Maio, Romeu Aldigueri, Assembleia Legislativa do Ceará, reabertura galerias, incêndio Alece 2024, segurança Alece, biometria, reconhecimento facial, O Parlamento e Sua História