logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Curso de Odontologia da Unifor realiza triagem gratuita para tratamento de canal e extrações
Serviço Curso de Odontologia da Unifor realiza triagem gratuita para tratamento de canal e extrações
10/01/2025
Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira
Educação Resultados do Enem 2024 serão divulgados nesta segunda-feira (13)
13/01/2025
Exibir tudo

Pesquisa A preservação do patrimônio arqueológico e a importância de um acompanhamento adequado A descoberta e a preservação de sítios arqueológicos em áreas urbanas são fundamentais para compreender a história das populações e o processo de formação das cidades

Pesquisa: O que a ausência de acompanhamento arqueológico em obras urbanas pode apagar?

Sem fiscalização, intervenções humanas nas grandes cidades podem comprometer a descoberta de sítios arqueológicos em territórios urbanos | Foto: Vinicius Franco

Vinícius Franco durante a realização de catalogação de Cerâmicas Tupi | Foto: divulgação

O crescimento das áreas urbanas no Brasil levanta uma preocupação crescente sobre a preservação da história das populações e das próprias cidades, especialmente quando não há um acompanhamento arqueológico adequado. No Ceará, particularmente em Fortaleza e na Região Metropolitana, apesar de evidências históricas que apontam para uma densa ocupação indígena do território antes da chegada dos europeus no século XVII, muito do patrimônio arqueológico local pode estar sendo negligenciado.

Vinícius Franco, doutorando e mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Cultura Material e Arqueologia, alerta para o risco de perda desse patrimônio. Embora obras de médio e grande porte sigam a legislação ambiental, com medidas de prevenção ao patrimônio arqueológico, muitas pequenas construções, como projetos de infraestrutura (saneamento básico, energia), condomínios, shoppings e estradas, continuam sem o devido acompanhamento. Mesmo sem causar impactos ambientais tão expressivos, essas obras podem causar danos irreversíveis aos bens culturais.

“Essas intervenções, licenciadas pelas prefeituras, frequentemente desconsideram leis federais de proteção ao patrimônio cultural. Isso representa um grave risco de deixarmos de identificar e documentar novos sítios arqueológicos que ainda podem ser desconhecidos em vários locais da cidade”, alerta Vinícius.

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Ceará possui 1.323 sítios arqueológicos registrados. Somente nas cidades de Fortaleza, Caucaia e Eusébio, há pelo menos 61 sítios, que incluem tanto sítios pré-coloniais quanto históricos, como o Cemitério São Casimiro e o Farol do Mucuripe. Recentemente, as obras da Linha Leste do Metrô em Fortaleza revelaram o sítio arqueológico Estação Chico da Silva, com uma impressionante coleção de artefatos.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Exemplos de boas práticas em outras cidades

Vinícius Franco destaca exemplos de boas práticas na gestão do patrimônio arqueológico em outras cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, o Cais do Valongo, descoberto em 2011, é hoje um sítio arqueológico reconhecido pela UNESCO. Em São Luís (MA), escavações recentes revelaram 43 esqueletos e mais de 100 mil peças arqueológicas, com ocupações datadas de até 10 mil anos.

O pesquisador também cita São Paulo como referência em integrar a preservação arqueológica com o desenvolvimento urbano. Na cidade paulista, o IPHAN e a Secretaria de Meio Ambiente exigem pesquisas arqueológicas preventivas, independentemente do porte das obras, o que resultou em descobertas como o Quilombo Saracura, resgatando mais de 20 mil itens históricos durante a construção da Linha Laranja do Metrô. Além disso, o Centro de Arqueologia de São Paulo (CASP) atua como um espaço de preservação e reflexão sobre o patrimônio arqueológico local.

Escavação Arqueológica e Catalogação de Coleções Arqueológicas | Fotos: divulgação

Fortaleza: desafios e necessidade de políticas públicas eficazes

Em contraste, Vinícius Franco aponta que Fortaleza ainda carece de políticas públicas eficazes para garantir a preservação de seu patrimônio arqueológico. “A Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA), por exemplo, emite licenças ambientais sem exigir estudos arqueológicos prévios, o que é uma falha significativa”, afirma o arqueólogo. Segundo ele, o modelo de São Paulo demonstra que é possível conciliar desenvolvimento urbano com a proteção do patrimônio cultural, algo que Fortaleza ainda precisa adotar para preservar sua história e as heranças culturais de seus primeiros habitantes.

O papel do Instituto Tembetá na preservação do patrimônio cearense

Vinicius Franco durante visita ao Instituto Tembetá | Foto: Lohan Costa

Há dez anos, o Instituto de Arqueologia e Patrimônio Cultural do Ceará (Instituto Tembetá) tem desempenhado um papel fundamental na preservação do patrimônio cultural do estado. Fundado em 2014, o Instituto é reconhecido pelo Centro Nacional de Arqueologia (CNA) do IPHAN e tem se dedicado à proteção do patrimônio histórico, arqueológico e ambiental cearense. Sua atuação abrange desde projetos de infraestrutura e mobilidade urbana, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) e o Metrô de Fortaleza, até a restauração de patrimônios históricos como o Teatro Francisca Clotilde, em Aracati, e a Casa de José de Alencar, em Fortaleza.

“Nosso trabalho vai além da arqueologia, buscamos construir pontes entre o passado, o presente e o futuro, conectando as comunidades às suas raízes culturais”, destaca Vinícius Franco, que também é responsável pela direção do Instituto Tembetá. O Instituto tem se consolidado como referência, com mais de 300 mil peças em seu acervo, incluindo artefatos do período pré-colonial e materiais históricos, como louças inglesas do século XIX e urnas funerárias.

Além de apoiar mais de 200 empreendimentos licenciados, o Tembetá tem investido na divulgação científica e no apoio a pesquisas acadêmicas, atingindo milhares de pessoas nas redes sociais e promovendo a conscientização sobre o patrimônio arqueológico cearense.

Instituto Tembetá | Foto: Mateus Monteiro

Sobre Vinícius Franco

Vinícius Franco é um pesquisador cearense com ampla formação acadêmica e experiência cultural. Doutorando e mestre em Arqueologia pelo Museu Nacional da UFRJ, é graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Cultura Material e Arqueologia pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Seu trabalho acadêmico e cultural abrange áreas como patrimônio, memória, identidade e preservação, com uma vasta trajetória no setor cultural e em projetos de preservação e divulgação do patrimônio histórico e arqueológico cearense.

Leia também | Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório

Saúde Exame para detectar doença rara em recém-nascido torna-se obrigatório
Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas