A Prefeitura de Fortaleza libera a terceira dose da vacina contra covid-19, mesmo sem agendamento prévio, para aqueles que completaram o intervalo de quatro meses da segunda dose. Atualmente, o local destinado para este público está sendo exclusivamente o Centro de Eventos do Ceará.
O intervalo da 2ª para a 3ª dose foi reduzindo de forma gradativa na capital cearense, iniciando pelos seis meses, conforme orientado pelo Ministério da Saúde, posteriormente passando para cinco, e, hoje, adotando o intervalo de quatro meses.
A Prefeitura segue atendendo, também sem agendamento, a população que já está com cinco meses ou mais de intervalo entre as duas doses.
Em Fortaleza, o intervalo de quatro meses para a terceira dose teve início no dia 6 de dezembro, por agendamento. A secretária adjunta da Saúde, Aline Gouveia, enfatiza que a medida foi adotada devido ao atual cenário epidemiológico com a chegada da nova variante Ômicron, além da circulação viral de outras síndromes gripais. “Também estamos atentos com a proximidade das festividades de fim de ano, por isso, reforçamos a importância de quem não tomou ainda a sua dose, seja a primeira, segunda ou a terceira, que busque os centros de vacinação”, orientou.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
A Capital segue com livre demanda para fortalezenses a partir de 12 anos tomarem a primeira dose, basta estarem cadastrados há 48h no Saúde Digital.
As listas com a relação dos agendados de dose 2 e dose 3 estão disponíveis no hotsite da campanha. É possível ainda realizar a consulta na plataforma Vacine Já.
A Prefeitura de Fortaleza divulga diariamente, por meio do seu portal, a lista dos agendados e os os locais destinados para a população que perdeu seu agendamento da 2ª e 3ª dose, com as informações específicas dos locais de comparecimento de acordo com o público e marca do imunizante, assim como, onde está liberado para quem ainda não tomou a 1ª dose.
O atendimento nos centros de vacinação ocorrerá até esta quinta-feira (30/12). Entre sexta-feira e domingo (31/12 a 02/01), não haverá atendimento, voltando a programação normal na segunda-feira (03/01).
Leia também | Vacinas aumentam proteção de quem já teve covid-19, revela estudo da Fiocruz