O governador do Ceará, Camilo Santana, realizou uma live no começo da noite desta quarta-feira (5/01) para atualizar as informações sobre o decreto de enfrentamento à pandemia de covid-19 e síndromes respiratórias. Por enquanto, um novo lockdown está descartado no Estado e as novas medidas não deverão afetar o comércio e a economia, de uma maneira geral.
“Eu sei que as fake news estão se espalhando e será através desse canal que nós vamos orientar a população para se proteger dessas doenças. Toda semana o comitê se reúne para avaliar a situação no Estado do Ceará e usaremos esse canal, de forma transparente, para informar a população”, afirmou Camilo.
Após reunião com integrantes do Comitê Científico e com prefeitos de todo o Ceará, o governador foi às redes sociais, ao lado do secretário da Saúde, Marcos Gadelha, para anunciar alterações no decreto, que será publicado numa edição extra do Diário Oficial do Ceará e que já começa a valer a partir desta quinta-feira (6/01).
Entre as medidas, a de maior impacto é a que determina a redução da capacidade de ocupação em eventos sociais, como festas de casamento e formaturas, por exemplo, e o cancelamento de todos os eventos de pré-carnaval e de carnaval no Estado do Ceará.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
Segundo o governador Camilo Santana, as novas medidas estão adotadas em resposta a um aumento considerável do número de casos de covid-19 e de síndrome respiratórias, especialmente, provocada pelo vírus da gripe Influenza A.
“Nós já temos transmissão comunitária da variante Ômicron, que é altamente transmissível. Só no Centro de Testagem do Aeroporto Pinto Martins, a quantidade de casos confirmados aumentou em 100 vezes. Também há um aumento de positividade alta nos casos testados na rodoviária de Fortaleza. No Centro de Testagem da Praça do Ferreira houve um crescimento de 15% na positividade. Os casos de gripe provocados pelo vírus da Influenza, que levaram à necessidade de internação também dispararam no Estado”, revelou Camilo.
A consequência da alta transmissão das duas doenças é uma corrida às unidades de saúde da população em busca de atendimento médico, nas últimas duas semanas.
Diante do quadro de aumento de infecções e a consequente procura por atendimento, o Comitê Científico decidiu adotar medidas de combate à covid-19 e às síndromes respiratórias. Segundo o governador, o Estado já está ampliando a quantidade de leitos de enfermaria e de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na rede de atendimento hospitalar.
“O Hospital Leonardo da Vinci, que foi comprado pelo Estado e se tornou referência no atendimento dos casos de covid-19, retoma o papel de referência no atendimento das síndromes respiratórias. Nós estamos aumentando de 10 para 60 leitos UTI para covid-19 e síndrome respiratória Influenza A. Estamos também reestruturando todos as unidades no interior do Estado para estarem preparadas para atender os pacientes tanto para internação nos leitos de enfermaria quanto de UTI”, garantiu.
Outra medida é a ampliação da testagem da população. Segundo o governador, durante a reunião com os prefeitos do Ceará, foi anunciada a distribuição de testes para todos os municípios. “A testagem é importante para o tratamento correto do paciente. Por isso, nós também vamos transferir para os municípios o medicamento Tamiflu, que é o medicamento adequado para o enfrentamento à gripe Influenza A porque senão os casos se agravamento e diminui a hospitalização
O governador também anunciou a ampliação do serviço de telemedicina para que a população possa ser orientada sobre necessidade de procurar um hospital ou reforçar os cuidados por meio do telefone da Secretaria da Saúde do Estado.
Segundo o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, é importante fazer a testagem para se ter o diagnóstico correto e, se o caso for de gripe provocada pela gripe Influenza, “é importante começar o tratamento em até 48h para evitar o agravamento e a consequente necessidade de internação”, afirmou o secretário.
Os especialistas ouvidos durante a reunião do Comitê Científico ressaltaram que o aumento da transmissão de casos de covid-19 e do vírus Influenza A está se dando por causa das aglomerações em festas no Ceará e em outros estados. Por isso, o Governo do Ceará decidiu acatar as orientações e decidiu suspender todos os eventos de pré-carnaval e de carnaval no Estado.
Outros eventos festivos e sociais com controle de acesso, como festas de casamento, aniversários, formaturas, por exemplo, terão redução de capacidade de ocupação por 30 dias. Nos locais desses eventos, em que o acesso é controlado, deverá haver cobrança do passaporte da vacina e demais medidas do protocolo sanitário.
O governador também tem um apelo: “É fundamental a vacinação. A grande maioria das pessoas que estão sendo internadas ou precisando de atendimento médico, não estão vacinadas. Idosos, pessoas com comorbidades, precisam tomar a dose de reforço”, alertou.
O governador também falou sobre um dado preocupante da Secretaria da Saúde de Fortaleza (SMS): “quase 300 mil pessoas em Fortaleza não foram tomar a terceira dose. Na capital, não é necessário mais agendamento. Assim que completar 4 meses da segunda dose, é só procurar o centro de vacinação e se imunizar. Além disso, o uso da máscara é fundamental, evita a covid e as síndromes respiratórias, gripes, Influenza A”, afirmou Camilo.
Leia também | Prefeitura de Olinda não realizará carnaval 2022 em virtude do aumento de casos de covid-19
1 Comment
Foi uma ótima visita, gostei muito, voltarei assim que
puder..!