logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Abalo: Região amazônica do Norte do Peru é sacudida por terremoto de magnitude 7,5
Abalo Região amazônica do Norte do Peru é sacudida por terremoto de magnitude 7,5
28/11/2021
Pandemia: Reunião no Ministério da Saúde discute nova variante do coronavírus e reforça importância da vacinação
Pandemia Ministério da Saúde discute nova variante do coronavírus e reforça importância da vacinação
28/11/2021
Exibir tudo

Pandemia Casos da variante Ômicron avançam no mundo; Holanda tem 13 casos confirmados Há registros de casos também na Dinamarca e na Austrália. Israel anunciou medidas rigorosas de controle e fechou fronteiras

Pandemia: Casos da variante Ômicron avançam no mundo; Holanda tem 13 casos confirmados

Os 13 casos da variante foram detectados entre os passageiros que estavam em voos da África do Sul que chegaram a Amsterdã na sexta-feira (26/11) | Foto: Piroschka van de Wouw/Reuters

A nova variante do coronavírus, denominada Ômicron, continua se espalhando pelo mundo. Neste domingo (28/11), a Holanda confirmou 13 casos da variante na Holanda, dois na Dinamarca e mais dois na Austrália, apesar dos países tentarem se isolar através da imposição de restrições a viagens.

As autoridades de saúde holandesas anunciaram que os 13 casos da variante foram detectados entre os passageiros que estavam em voos da África do Sul que chegaram a Amsterdã na sexta-feira. As autoridades testaram todos os mais de 600 passageiros nesses dois voos e encontraram 61 casos de coronavírus, fazendo testes posteriores nos infectados para a nova variante.

“Não é improvável que mais casos apareçam na Holanda”, disse o ministro da Saúde, Hugo de Jonge, em entrevista coletiva em Rotterdam. “Esta pode ser a ponta do iceberg.”

>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<

Variante de Preocupação

Descoberta pela primeira vez na África do Sul, a variante já foi detectada no Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Dinamarca, Bélgica, Botsuana, Israel, Austrália e Hong Kong.

A descoberta da Ômicron, classificada como variante de preocupação (VOC) na semana passada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), gerou temores em todo o mundo de que poderia resistir à vacinação e prolongar a pandemia de covid-19, que já dura quase dois anos.

A Ômicron é potencialmente mais contagiosa do que as variantes anteriores, embora os especialistas não saibam ainda se ela causará uma doença mais ou menos grave em comparação com outras cepas.

Coronavírus: OMS batiza nova cepa africana como Variante de Preocupação Omicron
Maria Van Kerkhove, líder técnica de resposta à covid-19 da OMS, diz que há muitos estudos em andamento para que se possa caracterizar melhor a variante Omicron | Foto: Fabrice Coffrini/Pool via Reuters

A autoridade de doenças infecciosas da Dinamarca disse neste domingo que registrou dois casos da variante em viajantes da África do Sul.

Autoridades de saúde do estado mais populoso da Austrália, Nova Gales do Sul, disseram que dois passageiros que chegaram a Sydney vindos do sul da África na noite de sábado tiveram teste positivo para a variante.

A Áustria estava investigando um caso suspeito neste domingo, enquanto na França o ministro da Saúde, Olivier Veran, disse que a variante provavelmente já estava circulando pelo país.

Os países impuseram uma onda de proibições ou restrições a viagens do sul da África para tentar conter a propagação do vírus. Os mercados financeiros despencaram na sexta-feira, com investidores preocupados com a possibilidade de a variante impedir a recuperação global. Os preços do petróleo caíram cerca de 10 dólares o barril.

Neste domingo, a maioria dos mercados de ações do Golfo caiu drasticamente no início das negociações, com o índice saudita sofrendo sua maior queda em um único dia em quase dois anos.

Leia também | Região amazônica do Norte do Peru é sacudida por terremoto de magnitude 7,5

Medidas em Israel

No esforço de maior alcance para manter a variante sob controle, Israel anunciou na noite de sábado que iria proibir a entrada de todos os estrangeiros e reintroduzir a tecnologia contra-terrorismo de rastreamento de telefones para conter a propagação da variante.

Pandemia: Reino Unido tem casos da variante Ômicron do coronavírus e impõe restrições de voo
A ômicron, classificada como “variante de preocupação” pela Organização Mundial da Saúde, é potencialmente mais contagiosa que as variantes anteriores da doença | Foto: Reuters

O primeiro-ministro do país, Naftali Bennett, disse que a proibição, pendente da aprovação do governo, duraria 14 dias. As autoridades esperam que dentro desse período surjam mais informações sobre a eficácia das vacinas contra a Ômicron.

Muitos países impuseram ou estão planejando restrições para viagens do sul da África. O governo sul-africano classificou as medidas como injustas e prejudiciais à economia do país, argumentando estar sendo punido por sua capacidade científica de identificar precocemente variantes do coronavírus.

A Ômicron surgiu num momento em que muitos países da Europa lutam contra um surto de infecções por covid-19, com algumas restrições à atividade social sendo novamente adotadas para tentar impedir a disseminação da doença.

A nova variante também destacou as enormes disparidades nas taxas de vacinação em todo o mundo. Mesmo com muitos países desenvolvidos dando reforços de terceira dose, menos de 7% das pessoas em países de baixa renda receberam a primeira injeção, de acordo com grupos médicos e de direitos humanos.

Por Elizabeth Piper e Toby Sterling – Londres/Agência Brasil

Leia também | Pix facilita o trabalho dos agiotas no Brasil

Compartilhar

Artigos Relacionados

Inclusão: CIADI lança campanha Meias Coloridas

Campanha Meias Coloridas mobiliza servidores e comunidade em ação simbólica de inclusão e respeito à diversidade | Foto: divulgação

03/03/2026

Inclusão: CIADI lança campanha Meias Coloridas Ação simbólica incentiva respeito à diversidade e celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down com doações e mobilização na Alece


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Alece – Ceará de Valores

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2026/02/VT-Ceara-de-Valores.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Assembleia Legislativa do Ceará Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Donald Trump Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 25/02/2026

    O Guia Definitivo do Imposto de Renda 2026: Estratégias de Conformidade, Otimização Setorial. – Camarinho Contabilidade Comentado em Imposto: IR 2026 começa em março; veja regras

  • 24/02/2026

    Hermann Hesse Feitosa Alexandrino Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 24/02/2026

    Maria das Graças Crisostomo Andrade de Quental Comentado em Indústria: Feira da Indústria FIEC reúne líderes e shows

  • 14/02/2026

    Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Saúde: Carnaval acende alerta para risco de metanol em bebidas adulteradas

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

Últimas Notícias

  • Inclusão: CIADI lança campanha Meias Coloridas0
    Inclusão: CIADI lança campanha Meias Coloridas Ação simbólica incentiva respeito à diversidade e celebra o Dia Internacional da Síndrome de Down com doações e mobilização na Alece
    03/03/2026
  • Conflito: Trump promete nova ofensiva ao Irã0
    Conflito: Trump promete nova ofensiva ao Irã Presidente dos EUA afirma que ataques eliminaram possíveis sucessores do regime iraniano e anuncia nova onda de bombardeios em parceria com Israel
    03/03/2026
  • Segurança: Alece cria Delegacias da Mulher0
    Segurança: Alece cria Delegacias da Mulher Assembleia Legislativa aprova delegacias especializadas em Tauá e Crateús e avança em pautas voltadas à proteção feminina e à segurança pública
    03/03/2026
  • Direito: Regulamentação jurídica fortalece igrejas0
    Direito: Regulamentação jurídica fortalece igrejas Organização legal de instituições religiosas ganha relevância diante de maior fiscalização, judicialização e complexidade administrativa no Brasil
    03/03/2026
  • Política: Jato de banqueiro em campanha de 2022'0
    Política: Jato de banqueiro em campanha de 2022 Nikolas Ferreira e pastor da Lagoinha usaram aeronave ligada a Daniel Vorcaro durante atos pró-Bolsonaro, segundo apuração do jornal O Globo
    03/03/2026
  • Conflito: Israel ataca assembleia do líder iraniano0
    Conflito: Israel ataca assembleia do líder iraniano Bombardeio teria atingido a Assembleia dos Peritos, órgão responsável por escolher o líder supremo do Irã, com 88 aiatolás reunidos
    03/03/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas