Começou nesta quinta-feira (26/08) o cadastramento de todos os vendedores ambulantes que atuam na feira e no entorno da rua José Avelino, no Centro de Fortaleza. Os ambulantes tem até o dia 3 de setembro, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h às 12h e das 13h às 17h, para ir à unidade móvel de atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), instalada no estacionamento do Mercado Central, para apresentar documentos que comprovem a atividade informal.
O levantamento de dados é uma das tarefas do comitê de negociações, que reúne representantes da Prefeitura de Fortaleza e dos comerciantes da José Avelino, como são conhecidos. O objetivo, após a coleta das informações, é desenvolver ações para o reordenamento urbano do comércio no Centro da capital. “A Prefeitura vai fazer o cruzamento de dados para que a gente possa ter a dimensão do quantitativo de pessoas que realmente trabalham nesse entorno e conseguir encontrar uma solução que seja viável para todos, tanto para o poder público, que tem a obrigação de ordenar o espaço público da Cidade, como para os trabalhadores, que precisam ter esse trabalho para sustentar suas famílias”, explica o secretário de Governo, Renato Lima.
O comitê de negociações instituído para dialogar com representantes de vendedores ambulantes foi instalado pelo prefeito José Sarto no dia 18 de agosto. O secretário de Governo, Renato Lima, atua como interlocutor da Prefeitura de Fortaleza, junto com a coordenadora especial de Programas Integrados, Manuela Nogueira.
Também compõem a comissão representantes da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis); Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec); Secretaria Municipal de Gestão Regional (Seger); Secretaria Regional 12; Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE); Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e o Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor). A iniciativa conta com a mediação do presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique.
Leia também | Brasil cria 316 mil empregos formais em julho
Levantamento do comércio informal da rua José Avelino e entorno
Data: 26 de agosto ao dia 3 de setembro
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h, segunda a sexta-feira
Local: Unidade Móvel da SDE – Estacionamento do Mercado Central (Avenida Alberto Nepomuceno, 199 – Centro)
Informações: 0800 081 4141