logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Concurso Público: Assembleia Legislativa define nova data das provas
Concurso Público Assembleia Legislativa define nova data das provas
23/09/2021
Combate à Covid: Idosos de Fortaleza com mais de 70 anos começam a receber a terceira dose da vacina no sábado (25/9)
Combate à Covid Idosos de Fortaleza com mais de 70 anos começam a receber a 3ª dose da vacina no sábado (25/9)
23/09/2021
Exibir tudo

Operação ‘Closing’ MPCE deflagra operação de combate à fraudes em licitações em municípios do Ceará A Justiça determinou apreensão de documentos em 23 endereços suspeitos

Operação 'Closing': MPCE deflaga operação de combate à fraudes em licitações em municípios do Ceará

Os alvos das buscas solicitadas pelo MP são 15 pessoas, duas cooperativas e seis empresas, entre elas três postos de combustíveis e duas locadoras de veículos, que estariam sendo usado usados para lavar o dinheiro ilícito | Foto: Edimar Soares/Ascom MPCE

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (239), a “Operação Closing”. O trabalho é realizado com o apoio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (COPOL) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os agentes cumprem 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas em 23 endereços suspeitos nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.

Os alvos das buscas são 15 pessoas, duas cooperativas e seis empresas, entre elas três postos de combustíveis e duas locadoras de veículos. Os nomes nomes dos envolvidos não foram divulgados porque o processo corre em segredo de justiça. O nome da operação (Closing, do inglês “encerramento”) faz referência a um pedido dos próprios suspeitos que compareceram ao Ministério Público e “solicitaram” que as investigações fossem encerradas, ou seja, arquivadas sem responsabilização. De certa forma, o pedido foi atendido, pois encerra-se essa fase da investigação, mas, com resultado diferente do que “os envolvidos” esperavam.

O Começo das Investigações

A “Operação Closing” é um desdobramento da “Operação Veniet”, deflagrada em 15 de dezembro de 2018. À época, a investigação apurou a existência de uma organização criminosa, que vinha atuando no município de Limoeiro do Norte, na Região do Vale do Jaguarine, fraudando licitações e desviando dinheiro público. Nas buscas foram inúmeros documentos que, aliados às gravações das interceptações de conversas telefônicas, serviram de provas para incriminar os suspeitos dos crimes em Limoeiro do Norte. Como resultado da “Operação Veniet”, o MP ofereceu à Justiça três denúncias, contra 27 réus, pelos crimes de Organização Criminosa, Peculato, Fraude Licitatória, Lavagem de Dinheiro e Associação Criminosa.

O trabalho dos investigadores continuou. Da análise de todo o material apreendido na primeira operação, os agentes passaram a investigar a existência de novos personagens, até então desconhecidos, atuando numa outra frente da organização criminosa. Novas quebras de sigilo telefônico foram autorizadas pela Justiça e o Ministério Público constatou que o outro braço da organização estaria atuando em diversos municípios do Ceará, utilizando-se de outras empresas e cooperativas para corromper servidores públicos, fraudar licitações e desviar dinheiro público.

Foto: divulgação/Ascom MPCE

O dinheiro ilícito, segundo as investigações, estaria sendo lavado na forma de constituição ou compra de empresas (postos de combustíveis e locadoras de veículos), além da aquisição de veículos. E, para tentar desviar o foco das autoridades, os bens eram registrados em nomes de parentes e amigos dos líderes da organização.

Os envolvidos

Um dos mentores da organização criminosa, mesmo já tendo sido denunciado por vários crimes, ainda continua, ao que tudo indica, cometendo crimes e utilizando-se de vários meios para dissimular e ocultar os bens que o esquema vem conseguindo com a prática de crimes contra o patrimônio público, notadamente utilizando-se de outras pessoas (a maioria parentes) para a lavagem do dinheiro desviado.

Outro integrante que foi alvo da Operação Veniet é diretamente envolvido no segundo esquema de desvio, já havendo denúncia contra ele, por outros crimes conexos. Em relação a ele já havia sido deferido anteriormente um outro pedido de busca para a casa do acusado, mas a diligência não se efetivou, porque ele havia mudado de endereço. Por outro lado, os novos achados o apontam como membro dessa outra organização criminosa, com participação efetiva em desvios de dinheiro público e cooptação de pessoas para lavagem de dinheiro, além do envolvimento do próprio filho dele, que reside no mesmo endereço e foi flagrado em interceptação telefônica arquitetando a destruição de provas.

Consta, também a participação de um casal de bancários, suspeitos de fornecerem os próprios nomes para o registro de vários veículos pertencentes à organização criminosa. Os agentes já constataram o registro de 16 veículos, a maioria de luxo, em nome do casal.

As investigações também apontam para a participação de mãe e filho como integrantes da organização criminosa, sendo que ela é suspeita de fornecer a conta bancária para a movimentação do dinheiro desviado, e de utilizar o nome para registrar bens de origem ilícita, sobretudo para encobrir a participação do filho, apontado como um dos líderes da organização criminosa.

Para o cometimento dos crimes, a organização utiliza-se de empresas e cooperativas para fraudar licitações, mediante corrupção de servidores públicos, e, por meio dessas empresas, são desviados milhões de reais dos cofres públicos.

Além das empresas utilizadas pela organização criminosa, estão sendo alvo das buscas um ex-diretor e o atual presidente de uma cooperativa, que são apontados como “laranjas” dos líderes. Essa cooperativa recebeu milhões de reais dos cofres públicos e é anonimamente administrada por um dos líderes.

Outros alvos da operação são as pessoas apontadas como “laranjas”, que aparecem como donos de postos de combustíveis, de locadoras de veículos e de automóveis em seus nomes, visando dissimular a origem ilícita dos bens. Um ex-secretário de Saúde de um município do Ceará também é suspeito de envolvimento com os crimes.

Leia também | Chegam ao Ceará as 300 mil doses de CoronaVac compradas diretamente no Butantan (SP)

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas