logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Concurso Público: Assembleia Legislativa define nova data das provas
Concurso Público Assembleia Legislativa define nova data das provas
23/09/2021
Combate à Covid: Idosos de Fortaleza com mais de 70 anos começam a receber a terceira dose da vacina no sábado (25/9)
Combate à Covid Idosos de Fortaleza com mais de 70 anos começam a receber a 3ª dose da vacina no sábado (25/9)
23/09/2021
Exibir tudo

Operação ‘Closing’ MPCE deflagra operação de combate à fraudes em licitações em municípios do Ceará A Justiça determinou apreensão de documentos em 23 endereços suspeitos

Operação 'Closing': MPCE deflaga operação de combate à fraudes em licitações em municípios do Ceará

Os alvos das buscas solicitadas pelo MP são 15 pessoas, duas cooperativas e seis empresas, entre elas três postos de combustíveis e duas locadoras de veículos, que estariam sendo usado usados para lavar o dinheiro ilícito | Foto: Edimar Soares/Ascom MPCE

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), deflagrou, na manhã desta quinta-feira (239), a “Operação Closing”. O trabalho é realizado com o apoio da Coordenadoria de Planejamento Operacional (COPOL) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS). Os agentes cumprem 23 mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara de Delitos de Organizações Criminosas em 23 endereços suspeitos nos municípios de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú.

Os alvos das buscas são 15 pessoas, duas cooperativas e seis empresas, entre elas três postos de combustíveis e duas locadoras de veículos. Os nomes nomes dos envolvidos não foram divulgados porque o processo corre em segredo de justiça. O nome da operação (Closing, do inglês “encerramento”) faz referência a um pedido dos próprios suspeitos que compareceram ao Ministério Público e “solicitaram” que as investigações fossem encerradas, ou seja, arquivadas sem responsabilização. De certa forma, o pedido foi atendido, pois encerra-se essa fase da investigação, mas, com resultado diferente do que “os envolvidos” esperavam.

O Começo das Investigações

A “Operação Closing” é um desdobramento da “Operação Veniet”, deflagrada em 15 de dezembro de 2018. À época, a investigação apurou a existência de uma organização criminosa, que vinha atuando no município de Limoeiro do Norte, na Região do Vale do Jaguarine, fraudando licitações e desviando dinheiro público. Nas buscas foram inúmeros documentos que, aliados às gravações das interceptações de conversas telefônicas, serviram de provas para incriminar os suspeitos dos crimes em Limoeiro do Norte. Como resultado da “Operação Veniet”, o MP ofereceu à Justiça três denúncias, contra 27 réus, pelos crimes de Organização Criminosa, Peculato, Fraude Licitatória, Lavagem de Dinheiro e Associação Criminosa.

O trabalho dos investigadores continuou. Da análise de todo o material apreendido na primeira operação, os agentes passaram a investigar a existência de novos personagens, até então desconhecidos, atuando numa outra frente da organização criminosa. Novas quebras de sigilo telefônico foram autorizadas pela Justiça e o Ministério Público constatou que o outro braço da organização estaria atuando em diversos municípios do Ceará, utilizando-se de outras empresas e cooperativas para corromper servidores públicos, fraudar licitações e desviar dinheiro público.

Foto: divulgação/Ascom MPCE

O dinheiro ilícito, segundo as investigações, estaria sendo lavado na forma de constituição ou compra de empresas (postos de combustíveis e locadoras de veículos), além da aquisição de veículos. E, para tentar desviar o foco das autoridades, os bens eram registrados em nomes de parentes e amigos dos líderes da organização.

Os envolvidos

Um dos mentores da organização criminosa, mesmo já tendo sido denunciado por vários crimes, ainda continua, ao que tudo indica, cometendo crimes e utilizando-se de vários meios para dissimular e ocultar os bens que o esquema vem conseguindo com a prática de crimes contra o patrimônio público, notadamente utilizando-se de outras pessoas (a maioria parentes) para a lavagem do dinheiro desviado.

Outro integrante que foi alvo da Operação Veniet é diretamente envolvido no segundo esquema de desvio, já havendo denúncia contra ele, por outros crimes conexos. Em relação a ele já havia sido deferido anteriormente um outro pedido de busca para a casa do acusado, mas a diligência não se efetivou, porque ele havia mudado de endereço. Por outro lado, os novos achados o apontam como membro dessa outra organização criminosa, com participação efetiva em desvios de dinheiro público e cooptação de pessoas para lavagem de dinheiro, além do envolvimento do próprio filho dele, que reside no mesmo endereço e foi flagrado em interceptação telefônica arquitetando a destruição de provas.

Consta, também a participação de um casal de bancários, suspeitos de fornecerem os próprios nomes para o registro de vários veículos pertencentes à organização criminosa. Os agentes já constataram o registro de 16 veículos, a maioria de luxo, em nome do casal.

As investigações também apontam para a participação de mãe e filho como integrantes da organização criminosa, sendo que ela é suspeita de fornecer a conta bancária para a movimentação do dinheiro desviado, e de utilizar o nome para registrar bens de origem ilícita, sobretudo para encobrir a participação do filho, apontado como um dos líderes da organização criminosa.

Para o cometimento dos crimes, a organização utiliza-se de empresas e cooperativas para fraudar licitações, mediante corrupção de servidores públicos, e, por meio dessas empresas, são desviados milhões de reais dos cofres públicos.

Além das empresas utilizadas pela organização criminosa, estão sendo alvo das buscas um ex-diretor e o atual presidente de uma cooperativa, que são apontados como “laranjas” dos líderes. Essa cooperativa recebeu milhões de reais dos cofres públicos e é anonimamente administrada por um dos líderes.

Outros alvos da operação são as pessoas apontadas como “laranjas”, que aparecem como donos de postos de combustíveis, de locadoras de veículos e de automóveis em seus nomes, visando dissimular a origem ilícita dos bens. Um ex-secretário de Saúde de um município do Ceará também é suspeito de envolvimento com os crimes.

Leia também | Chegam ao Ceará as 300 mil doses de CoronaVac compradas diretamente no Butantan (SP)

Compartilhar

Artigos Relacionados

Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos

A CBF trabalha para garantir que ao menos duas partidas ocorram à noite | Foto: reprodução/ESPN

06/12/2025

Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Destinos Turísticos
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia Educação Esporte Estados Unidos evento Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Inscrições Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Projeto Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 05/12/2025

    Alteração Da Meta Fiscal Para Aliviar Correios - VN Comentado em Política: Congresso aprova texto-base da LDO 2026 com exceção de R$ 10 bilhões para estatais

  • 05/12/2025

    Mega-Sena 2947 acumula e prêmio vai a R$ 12 milhões, 5 de dezembro de 2025, Mega-Sena - Meus Conteúdos Comentado em Loteria: Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões

  • 05/12/2025

    João Fonseca x Carlos Alcaraz e mais: programação do Miami Invitational, 5 de dezembro de 2025, João Fonseca - Meus Conteúdos Comentado em Digital: João Fonseca lidera buscas no Google Brasil e supera Trump após temporada histórica no tênis

  • 05/12/2025

    Brasileirão 2025: veja os resultados dessa semana pela 37ª rodada, 5 de dezembro de 2025, Brasileirão - Meus Conteúdos Comentado em Futebol: Brasileirão 2025: veja quais clubes chegam à 38ª rodada sem mais objetivos na competição

  • 05/12/2025

    news-1764931726941-1298 – News Conect Inteligencia Digital Comentado em Investigação: Operação Falso Mercúrio bloqueia até R$ 6 bilhões do crime organizado em São Paulo

  • 04/12/2025

    berita kampus Comentado em Tecnologia: Fortaleza se consolida como hub digital e recebe relógio atômico de césio no datacenter da Etice

Últimas Notícias

  • Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos0
    Copa do Mundo: Brasil inicia jornada pelo hexa na Costa Leste dos EUA com estreia diante de Marrocos Seleção Brasileira enfrenta Marrocos, Haiti e Escócia no Grupo C da Copa do Mundo de 2026; Ancelotti prevê confrontos difíceis
    06/12/2025
  • Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia0
    Futebol: Brasil é cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia Seleção brasileira busca o hexa e estreia contra Marrocos; veja análise completa dos adversários do Grupo C
    05/12/2025
  • Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro0
    Justiça: STF condena cinco PMs do Distrito Federal a 16 anos de prisão por omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro Decisão unânime da Primeira Turma reconhece falhas graves na contenção dos ataques aos Três Poderes
    05/12/2025
  • Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco0
    Internacional: Escândalo de apostas provoca onda de prisões e expõe crise no futebol turco Jogadores de grandes clubes, árbitros e dirigentes estão entre os detidos em operação que mira corrupção e manipulação de resultados
    05/12/2025
  • STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco0
    Justiça: STF marca para fevereiro de 2026 o julgamento do caso Marielle Franco Primeira Turma analisará, nos dias 24 e 25 de fevereiro, processo que aponta mandantes e operadores do assassinato da vereadora e de Anderson Gomes
    05/12/2025
  • Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres0
    Mobilização: Fortaleza realiza “Futebol Delas Contra a Violência” para reforçar combate à violência contra as mulheres Ação integra a campanha dos 21 Dias de Ativismo e reúne times femininos da Guarda Municipal e da Polícia Militar em partida simbólica no próximo dia 8
    05/12/2025
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas