As obras de urbanização do Projeto Beira-Rio, na área da Secretaria Regional 1 de Fortaleza, atingiram 40% de execução. O novo calçadão na orla da Barra do Ceará será integrado ao projeto Vila do Mar, permitindo a criação de uma ampla área de lazer que irá fomentar o turismo e o comércio local. A entrega total da obra está prevista para o primeiro semestre de 2022.
O Projeto Beira-Rio prevê a urbanização do trecho entre a avenida José Lima Verde, desde a Av. Ulisses Guimarães (Ponte), até a Rua José Roberto Sales. As obras tiveram início em agosto de 2020 e são executadas pela Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf).
Atualmente, as obras estão em andamento com os serviços de execução dos quiosques, calçadão e remoção das desapropriações para dar continuidade ao muro de contenção e urbanização. O prefeito de Fortaleza, José Sarto, foi acompanhar a execução do serviço na manhã desta segunda-feira (6/9).
“Viemos constatar o cronograma de execução dessa obra. São 33 mil metros quadrados que vão ligar a Barra do Ceará à Vila do Mar. Já entregamos duas quadras poliesportivas, uma quadra de areia e boxes. A reivindicação da comunidade era colocar chuveirões, bicicletários, posto de guarda-vidas, e tudo isso está sendo planejado, além de iluminação, paisagismo. Vai ficar belíssima a nossa Barra do Ceará. Essa urbanização do Beira-Rio vai propiciar muitas melhorias e é de fundamental importância para moradores, comerciantes, turismo e para o desenvolvimento da Barra do Ceará”, ressaltou o prefeito.
De acordo com o secretário Samuel Dias, titular da Seinf, a articulação para a desapropriação do terreno, que faz parte de uma Área de Proteção Ambiental (APA), ocorreu dentro do planejado para o avanço da obra.
“Apesar de muitas ocupações na área do terreno e indenizações, a gente conseguiu articular muito bem a liberação do terreno. Começamos pela parte do polo e a requalificação dessa área já foi concluída, e a gente avança agora ao longo da Beira-Rio, rumo à ponte do Rio Ceará. Estamos fazendo calçadão, guarda-corpo, com equipamentos esportivos, para transformar essa área da cidade num pólo turístico e de lazer para a população”, enfatizou.
Quem passa pela região já pode perceber a conclusão de algumas melhorias, como os 10 boxes das mulheres empreendedoras, duas quadras poliesportivas, uma quadra de areia e parte do calçadão.
O projeto prevê a urbanização de cerca de 33 mil metros quadrados de área e a região contará com o novo calçadão, nova iluminação, nova pavimentação, academia ao ar livre, paisagismos, mobiliários urbanos e também a revitalização da Praça do Santiago, que ganhará novo piso.
Atendendo ao pedido dos moradores e comerciantes, a praia passará a contar também com chuveirões, bicicletários, vagas para estacionamento e posto de guarda-vidas.
Leia também | Prédio do Tribunal de Justiça do Ceará é interditado pela Defesa Civil por risco de desabamento