Após 40 anos, Maranguape volta a ter um polo industrial. Batizado de Maranguape Industrial Park, o projeto é uma antiga aspiração do município e a Prefeitura investiu mais de R$ 4 milhões para aquisição do terreno onde será erguido o complexo. Encabeçado pelo projeto de Polos Industriais do Centro Industrial do Ceará (CIC) e abraçado pelo Sindicato das Indústrias Químicas do Estado do Ceará (Sindquímica), pelo Sindicato das Indústrias de Confecções e Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará (SindRoupas), pelo Sindicato das Indústrias de Confecção de Roupas no estado do Ceará (SindConfecções) e pelo Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico no Estado do Ceará (SIMEC), com o apoio do Sistema FIEC, do Sebrae.
A estimativa inicial é de um investimento de R$ 200 milhões e que irá gerar cerca de 2 mil empregos já no primeiro ano de funcionamento, transformando-se no maior empreendimento do município.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O lançamento do empreendimento está previsto para o próximo dia 11 de março, às 8h30, no local em que o Polo será erguido, em Maranguape, com a presença de autoridades, dentre elas, o governador do Ceará, Elmano de Freitas.
O Polo Industrial de Maranguape conta com uma área de 47 hectares, próxima à CE-065. De acordo com o arquiteto responsável, André Moura, o empreendimento seguirá o modelo do Polo Químico de Guaiúba, encabeçado pelo Sindquímica e gerido pelo Instituto Orbitar, que também cuidará da gestão do Polo de Maranguape. O novo empreendimento trará o mesmo conceito moderno do Polo de Guaiúba, promovendo articulação entre as empresas, divisão de tarefas e compartilhamento de áreas e responsabilidades comuns.
Segundo o prefeito Átila Câmara, “o Polo Industrial de Maranguape é um marco para nosso município. Temos um histórico de empreendedorismo no município e fomos o primeiro município a abrigar um distrito industrial. O Polo é sinal de retomada de crescimento, emprego, renda e prosperidade para os maranguapenses”.
Maranguape foi o primeiro município do estado a ter um distrito industrial , implantando ainda durante o segundo governo de Virgílio Távora, como obra do PLAMEG 2. Posteriormente, o Distrito Industrial de Maracanaú gerou um desenvolvimento que veio a transformar-se em município, na década de 80.
Leia também | Cesta básica cai em 13 das 17 capitais pesquisadas em fevereiro