

Área de produção da Mizu Cimentos, no Complexo Industrial e Portuário do Porto do Pecém | Foto: divulgação
A mais nova indústria de cimentos do Ceará, a Mizu Cimentos, finalizou a importação do “redutor do moinho” para instalação da fábrica que está sendo instalada no Complexo Industrial do Porto do Pecém (CIPP), em Caucaia, na região Metropolitana de Fortaleza. O equipamento, importado da China, é um dispositivo dinâmico de transmissão que reduz a frequência de rotação para otimizar a produção do cimento.
A transação de importação, avaliada em mais de R$ 4 milhões, foi realizada pela JM Negócios Internacionais, empresa cearense de despacho aduaneiro. De acordo com o CEO da JM, Augusto Fernandes, a aquisição da máquina representa um ganho de produtividade para a indústria de cimentos. “A chegada de um equipamento desse porte evidencia o constante investimento da indústria cearense em tecnologia”, destaca.
A Mizu Cimentos está localizada às margens da BR 222, no município de Caucaia. A unidade do Complexo do Pecém foi inaugurada em setembro de 2021. Segundo a empresa, a fábrica irá atender toda a região Metropolitana de Fortaleza, além das regiões norte e noroeste do Estado. A capacidade inicial é de 360.000 toneladas de cimento por ano.
A empresa faz parte do grupo Polimix, que atua há mais de 20 anos no Brasil com fábricas e centros de distribuição em 10 estados brasileiros, marcando presença no mercado nacional com a produção de cimentos especiais. A capacidade atual de produção do grupo é de 7 milhões de toneladas por ano.
Leia também | Parlamentar é alvo de investigação da PF que investiga crimes de corrupção contra Petrobras