Neste domingo (27/11), a Ciclofaixa de Lazer vai oferecer à população, além das três rotas para pedalar pela cidade de 6h às 12h, uma série de atividades no ponto de apoio localizado na Cidade da Criança, no Centro. No local, o tradicional evento ciclístico da Prefeitura de Fortaleza terá como um dos destaques o III Encontro Estadual de Bicicletas Antigas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Serão expostas 50 bikes em parceria com o Clube das Bicicletas Antigas do Ceará a partir de 8h. O intuito é reunir colecionadores de todo o Estado e atrair usuários para conhecerem um pouco da história e evolução do modal ciclístico. São esperados colecionadores de municípios como Limoeiro do Norte, Quixeré e Morada Nova.
A exposição a céu aberto terá, por exemplo, bikes da década de 1930, período que os modelos passaram a ser mais arrojados e chamativos por conta dos automóveis ganharem cada vez mais espaço.
No mesmo horário, educadores da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) distribuem plaquinhas para bike e desenvolvem atividades que ensinam de forma lúdica as regras de trânsito, como o jogo gigante de tabuleiro do trânsito e o Minicircuito de Bike Infantil.
Após dois domingos com horário reduzido por conta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), as rotas sul, leste e oeste estarão disponíveis de 6h às 12h. Em vários trechos, agentes da AMC, da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e da Guarda Municipal de Fortaleza auxiliam os ciclistas. Além da Cidade da Criança, o evento conta com pontos de apoio no Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Montese, e no Parque do Cocó, no Cocó.
A rota leste sairá do início da ciclovia da Avenida Washington Soares em direção à Cidade da Criança, passando pelo ponto de apoio do Anfiteatro do Parque do Cocó. O percurso seguirá pela Av. Sebastião de Abreu até a Rua Andrade Furtado, seguindo pela Av. Padre Antônio Tomás, Av. Senador Virgílio Távora, Av. Antônio Justa, Av. Abolição, Av. Beira-Mar (podendo acessar pela ciclovia paisagística para o Mercado dos Peixes), Av. Historiador Raimundo Girão, seguir para a Rua Carlos Vasconcelos até a Rua Pinto Madeira seguindo até a Cidade da Criança.
A rota oeste vai ligar o Parque Rachel de Queiroz, no bairro Presidente Kennedy, à Cidade da Criança e à Av. Beira-Mar. O circuito passará pela Rua Braz de Francesco, Av. Bezerra de Menezes, Rua Justiniano de Serpa, Av. Domingos Olímpio, onde poderá se conectar com a rota sul, pela Rua General Sampaio, seguindo pela Rua Pedro Pereira até a Cidade da Criança ou seguir até a Rua Carlos Vasconcelos em direção à Av. Beira-Mar (ciclovia paisagística), onde se conectará com a rota leste, em direção à Cidade da Criança ou ao Parque do Cocó.
A rota sul vai ligar a Praça da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro Montese, à Cidade da Criança. O percurso partirá da Av. Professor Gomes de Matos, Rua Jorge Dumar, Av. Eduardo Girão, Av. da Universidade, seguir pela Av. Domingos Olímpio (podendo se conectar com a rota oeste, em direção a Av. Beira-Mar – ciclovia paisagística – pela Rua Carlos Vasconcelos) até a Rua Solon Pinheiro, seguindo para a Cidade da Criança e se conectando à rota leste em direção a Av. Beira-Mar e ou ao Parque do Cocó.
Leia também | Movimentação de passageiros registra 3º melhor mês do ano em outubro