

Pantanal e Amazônia estão entre os biomas mais afetados pelo fogo | Foto: CPA-CBMMS / Mairinco de Pauda
25 de junho de 2025 – A Polícia Federal (PF) anunciou nesta quarta-feira a Operação Incêndios 2025, que terá como foco as regiões com maior número de crimes ambientais registrados em 2024. A ação terá início pelos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e, nas próximas semanas, será expandida para o Acre, Amazonas, Rondônia e Pará.
Segundo o Relatório Anual do Fogo (RAF), divulgado pelo projeto MapBiomas, o Pantanal é, proporcionalmente, o bioma mais afetado por queimadas e incêndios criminosos nos últimos anos, seguido pela Amazônia, que continua perdendo grandes áreas de vegetação nativa devido ao fogo e aos eventos climáticos extremos.
A Polícia Federal destaca que a operação busca reforçar a capacidade de resposta do Estado diante da intensificação de crimes ambientais e das mudanças climáticas que afetam diretamente esses biomas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A Diretoria da Amazônia e Meio Ambiente da PF informou que a Operação Incêndios 2025 contará com uma série de medidas preventivas e repressivas, como:
A PF informa que a intensificação das operações resultou em 138 inquéritos instaurados em 2024 contra 46 em 2023. Em 2025, já são 42 inquéritos abertos.
Entre os desdobramentos das investigações do último ano, foram cumpridos:
Leia também | Irã afirma que instalações nucleares foram “gravemente danificadas” por ataques dos EUA
Tags: Polícia Federal, operação incêndios, queimadas na Amazônia, Pantanal em chamas, crimes ambientais, MapBiomas, biomas brasileiros, desmatamento ilegal, meio ambiente, Amazônia Legal, geointeligência, combate ao fogo, segurança pública, Força Nacional, sequestro de bens