No dia 03 de junho, foi realizada uma ação de retirada de marambaias em dois pontos do Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio. “Por conta do sigilo da operação, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) optou por divulgar os resultados somente nesta quarta, no Dia Mundial dos Oceanos, 8 de junho”, explica o titular da Sema, Artur Bruno.
A gestora da única Unidade de Conservação submersa do Ceará, Izaura Lila, explicou que os pontos onde foram realizados o monitoramento e a retirada das armadilhas de pesca foram a Pedra do Mar e o Cabeço do Arrastado. Ao final da operação foram retiradas 4 marambaias inteiras e 2 pedaços de marambaias já deterioradas. “É importante destacar que as marambaias são tambores artificiais que tem por finalidade atrair principalmente crustáceos”, esclareceu.
A operação foi articulada e executada pela Sema, por meio da Gestão do Parque, em parceria com o Instituto de Ciências do Mar da UFC (Labomar), a Escola de Mergulho Mar do Ceará e com apoio da Assembleia Legislativa e da Capitania dos Portos do Ceará. O barco utilizado para a expedição foi o Argo Equatorial, barco de pesquisa do LABOMAR da UFC.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio é uma Unidade de Conservação Marinha de Proteção Integral que fica localizada a aproximadamente 18 km da costa de Fortaleza, possuindo uma área total de 4.790,16 hectares. Na UC, a única pesca permitida é a do tipo Artesanal, de linha de mão e anzol.
Em setembro de 2022, o Parque completa 25 anos de criação e a gestão da Unidade de Conservação, através de parcerias e do Conselho Gestor, vem intensificando as ações de monitoramento e Educação Ambiental na área. No dia 14 de fevereiro de 2022, também foi realizada ação semelhante, de monitoramento e retirada de marambaias, em parceria com a Escola de Mergulho Mar do Ceará.
“A ação foi realizada em alusão ao dia 8 de junho, Dia Mundial dos Oceanos, data criada pela ONU para chamar a atenção para a importância da conservação dos oceanos, além de oferecer uma oportunidade para celebrar a importância do oceano e compreender melhor como interagir com ele de uma maneira sustentável”, alertou Izaura.
Leia também | Deputado Queiroz Filho sugere criação da Semana Estadual de Educação Midiática no Ceará