

As brinquedopraças possuem piso anti-impacto e sete brinquedos infantis | Foto: divulgação/Governo do Ceará
Os moradores de Caucaia e Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza, e Quixeramobim, no Sertão Central, foram beneficiados nesta quarta-feira (18/08) com as entregas de brinquedopraças e academias ao ar livre. Os três equipamentos custaram aproximadamente R$ 480 mil aos cofres do Governo do Ceará.
Cada brinquedopraça tem 250m², com piso anti-impacto e sete brinquedos infantis: duas casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, dois escorregadores com balanço triplo, uma gangorra inclusiva e dois brinquedos em mola. A conservação da praça e a manutenção dos brinquedos é de responsabilidade da gestão municipal.
Aberta à população, a academia tem área total de 90m², e possui onze equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre os equipamentos estão simuladores individuais de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multiexercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.
A solenidade virtual foi transmitida ao vivo pelas redes sociais do Governo do Ceará e contou com a presença da primeira-dama Onélia Santana, da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, e dos deputados estaduais Erika Amorim, Bruno Pedrosa, Osmar Baquit, Leonardo Pinheiro e Lucílvio Girão.

Em Maranguape, a felicidade era evidente entre as mães presentes. Tanto para a aposentada Leuda Rodrigues, quanto para a comerciante Mônica Pinto, ambas com suas filhas, o momento é de agradecer pelos equipamentos.
“É um divertimento para as crianças, melhora a saúde, e dá lazer para nossos pequenos”, disse Leuda. Para a comerciante, “muito mais que uma área de lazer, o local é muito importante não apenas para a diversão, mas também para o desenvolvimento e o convívio das nossas crianças”, afirmou.
As brinquedopraças fazem parte do Programa Mais Infância Ceará, política pública idealizada pela primeira-dama. Os espaços são projetados para o desenvolvimento infantil e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários. Ao todo, o Mais Infância Ceará já soma 293 equipamentos, sendo 148 brinquedopraças, 60 Centros de Educação Infantil, 36 brinquedocreches, 24 Praças Mais Infância, 20 Núcleos de Estimulação Precoce, duas estações do Praia Acessível, duas fábricas do Mais Nutrição e um Espaço Mais Infância.

“São brinquedopraças lúdicas, pensadas com muito carinho no desenvolvimento das crianças. Um espaço de lazer que proporciona qualidade de vida, a partir do momento em que as crianças têm oportunidade de brincar e estar com suas famílias, aprendendo a respeitar o próximo; ensina a criança e respeitar o meio ambiente e o espaço coletivo”, ressaltou Onélia Santana.
“Mais Infância é o maior programa de desenvolvimento infantil do Brasil e está no Ceará, premiado e reconhecido. Estamos entregando mais três equipamentos que promovem o desenvolvimento infantil das crianças e jovens do Ceará, pois é brincando que se aprende, e é exatamente em brinquedopraças como as que estamos inaugurando hoje que promovemos a integração da criança com a sua família”, apontou a secretária Socorro França.
A primeira-dama do Ceará informou ainda que os três municípios, Caucaia, Maranguape e Quixeramobim, ainda serão contemplados com brinquedocreches, assim como cada um dos municípios do Ceará.
Leia também | Escola de Educação Profissional de Horizonte ganha nova sede