

A rota do Iron Divas passa por destinos icônicos do litoral cearense, como Taíba, Paracuru, Lagoinha, Icaraizinho, Ilha do Guajiru, Arpoeiras, Barrinha e Préa | Foto: Fidel Dantas
06 de agosto de 2025 – A partir do próximo domingo, 10 de agosto, o litoral do Ceará recebe a sétima edição do Iron Divas, o maior downwind de kitesurf exclusivo para mulheres do mundo. O evento reúne 24 participantes de diversos estados brasileiros e do Uruguai para uma jornada de aproximadamente 300 quilômetros, entre as praias do Cumbuco (Caucaia) e Tatajuba (Camocim).
A rota do Iron Divas passa por destinos icônicos do litoral cearense, como Taíba, Paracuru, Lagoinha, Icaraizinho, Ilha do Guajiru, Arpoeiras, Barrinha e Préa. A largada será na barraca Kite Kabana, no Cumbuco, às 11h, com o horário sujeito à força e direção dos ventos. As participantes terão sete dias para completar o percurso, acompanhadas por apoio técnico por terra e mar.
“Não temos pódio. Nosso objetivo não é chegar primeiro, é chegar sorrindo”, explica Marques Filho, idealizador do evento, kitesurfista há mais de 13 anos e criador também do Iron Macho. “O Iron Divas é sobre descoberta, amizade, respeito à natureza e superação.”
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Com atletas vindas do Maranhão, Ceará, Piauí, Alagoas, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e também do Uruguai, o Iron Divas cresce a cada ano e já é considerado um dos maiores encontros de downwind do planeta.
“O kitesurf é mais que esporte. É estilo de vida, conexão com a natureza e com novas amizades”, afirma Luciana Gomes, produtora e empresária do evento. Segundo ela, a edição de 2025 teve procura recorde, superando todas as expectativas.
Para a carioca Tita Kamnitzer, 48, que participa do Iron Divas pela terceira vez, a experiência é única. Ela começou no esporte em 2021 e encontrou no Ceará um dos melhores ventos do mundo, os ventos alísios, ideais para a prática do kitesurf.
“É uma trip deliciosa, cheia de cuidados e mordomias. Me sinto segura e acolhida por toda a organização”, relata.
Iron Divas 2025
Data: 10 a 17 de agosto
Largada: Kite Kabana – Cumbuco, Caucaia/CE | Domingo, 10/08, a partir das 11h (dependente dos ventos)
Percurso: Cumbuco (Caucaia) até Tatajuba (Camocim)
Instagram: @ironmacho.kitetrip
Facebook: Iron Macho
YouTube: IRON MACHO KITE TRIP
Leia também | Furto de R$ 165 milhões ao Banco Central completa 20 anos e ainda desafia a Justiça
Tags: kitesurf, Iron Divas 2025, downwind feminino, esportes náuticos, litoral do Ceará, Cumbuco, Tatajuba, turismo esportivo, aventura, mulheres no esporte, kite trip, ventos alísios, Marques Filho, Luciana Gomes, Iron Macho