

Gabriel Monteiro perdeu o cargo de vereador por quebra de decoro parlamentar ao participar de edição e direcionamento de vídeos expondo crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade | Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O ex-vereador e ex-policial militar Gabriel Monteiro foi solto na noite desta sexta-feira (21) por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ele havia sido cassado pela Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro em agosto de 2022, após uma sessão que durou mais de seis horas e resultou em 48 votos favoráveis à perda do mandato e dois contrários. Além da cassação, Monteiro também foi expulso da Polícia Militar.
Após obter o alvará de soltura, Monteiro deixou o presídio de Bangu 8, no Complexo Penitenciário de Gericinó. No entanto, ele deverá cumprir medidas cautelares, como o uso de tornozeleira eletrônica e a proibição de deixar a cidade do Rio de Janeiro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O ex-vereador perdeu o mandato por quebra de decoro parlamentar. Entre as acusações, estão a encenação de um roubo com um morador de rua na Lapa, uma simulação com uma menor de idade em um shopping center e a gravação de relações sexuais com outra menor de idade, cuja imagem foi posteriormente vazada na internet. A estudante morava no mesmo condomínio que Monteiro, na Barra da Tijuca.
A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) divulgou uma nota informando que recebeu da Justiça o alvará de soltura de Gabriel Monteiro na noite de sexta-feira (21). Após os procedimentos legais, ele foi liberado.
Com a decisão do STJ, Monteiro poderá responder ao processo em liberdade, mas seguirá sob monitoramento eletrônico e com restrições de deslocamento.
Leia também | Operação da Polícia Civil combate desvio de armas e munições para o tráfico no Rio