

Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal (PF), em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão pela condenação na ação penal da trama golpista | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
16 de dezembro de 2025 – O ex-presidente Jair Bolsonaro será submetido a uma perícia médica na próxima quarta-feira (17), conforme determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). O exame foi agendado pela Polícia Federal (PF) e será realizado por peritos oficiais na sede do Instituto Nacional de Criminalística, em Brasília.
A avaliação técnica servirá de base para que o ministro decida se autoriza Bolsonaro a deixar a prisão para realizar uma cirurgia recomendada por seus médicos particulares.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Na mesma decisão, Alexandre de Moraes determinou o envio aos peritos do exame de ultrassom realizado no último domingo (14). O procedimento confirmou o diagnóstico de hérnia inguinal e foi feito com equipamento portátil, após autorização judicial.
A perícia da PF deverá analisar os laudos apresentados, avaliar o quadro clínico do ex-presidente e emitir parecer técnico que será encaminhado ao STF.
Jair Bolsonaro está preso em uma sala da Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, onde cumpre pena de 27 anos e três meses de prisão. A condenação ocorreu no âmbito da ação penal que apurou a chamada trama golpista.
A decisão sobre a eventual realização da cirurgia fora da unidade prisional dependerá exclusivamente da conclusão da perícia médica e da análise do ministro relator no Supremo Tribunal Federal.
Leia também | Câmara aprova texto-base da 2ª fase da regulamentação da reforma tributária
Tags: Jair Bolsonaro, perícia médica, Polícia Federal, STF, Alexandre de Moraes, hérnia inguinal, Instituto Nacional de Criminalística, prisão de Bolsonaro, ação penal, trama golpista, Supremo Tribunal Federal, Justiça brasileira, Portal Terra Da Luz