

A interceptação acontece em um contexto de grande expectativa internacional, já que diversos países haviam manifestado apoio à chegada da flotilha com suprimentos | Fotos: reprodução/redes sociais
02 de outubro de 2025 – As Forças Armadas de Israel interceptaram, nesta quarta-feira (1º), o barco Grande Blu, embarcação da missão humanitária Global Sumud Flotilla, onde se encontra a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e outros nove ativistas. O grupo seguia em direção à Faixa de Gaza levando água, alimentos e medicamentos para a população palestina, que enfrenta grave crise humanitária após quase dois anos de ataques israelenses.
Por meio das redes sociais, Luizianne declarou: “De forma ilegal e autoritária, as forças armadas de Israel sequestraram a Deputada Federal brasileira Luizianne Lins, juntamente com demais participantes da missão humanitária que levava alimentos e medicamentos à população de Gaza”.
Ainda segundo a deputada cearense, as autoridades brasileiras e organismos internacionais foram acionados para garantir a integridade da parlamentar e de todos(as) os(as) voluntários(as) da “missão, que se encheu de esperança nos últimos dias pela solidariedade e atenção internacional, foi hoje violentamente interrompida em mais um ato de violação do direito internacional”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A interceptação acontece em um contexto de grande expectativa internacional, já que diversos países haviam manifestado apoio à chegada da flotilha com suprimentos. No entanto, como ocorreu em junho com o barco Madlen, os ativistas correm risco de prisão, rapto e deportação imediata.
“Contamos com a solidariedade e mobilização de todas e todos para denunciar este crime e exigir a imediata libertação da flotilha”, solicitou Luizianne.
A deputada Luizianne Lins já havia solicitado, em 17 de setembro, apoio diplomático ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, pedindo medidas de proteção para a delegação brasileira composta por 15 pessoas. O próprio Itamaraty confirmou em 11 de setembro que estava atento à situação e preparado para prestar assistência consular em caso de captura.
No dia 26 de setembro, um grupo de 37 deputados federais enviou documento ao governo federal reforçando a necessidade de apoio aos brasileiros presentes na missão internacional.
A flotilha reforça que sua missão é pacífica e humanitária, e tem utilizado suas redes sociais para atualizar informações:
👉 Global Sumud Flotilla Brasil
👉 Global Sumud Flotilla Internacional
Leia também | Furacões Imelda e Humberto formam raro efeito Fujiwhara no Atlântico e colocam Bermudas em alerta
Tags: Luizianne Lins, Israel intercepta barco, Global Sumud Flotilla, missão humanitária Gaza, Itamaraty, deputados brasileiros, ajuda humanitária Palestina, interceptação Israel, crise humanitária Gaza, deputados em missão internacional