

O lançamento aconteceu por volta das 20h30 (horário de Brasília), a partir de Boca Chica, no Texas (EUA) | Foto: SpaceX/Reprodução X
27 de agosto de 2025 – A SpaceX, empresa do bilionário Elon Musk, realizou nesta terça-feira (26) o 10º voo de teste da Starship, a maior nave do mundo e o foguete mais poderoso já construído. A missão foi histórica, pois pela primeira vez a nave conseguiu lançar carga útil no espaço: oito protótipos de satélites da Starlink, serviço de internet da companhia.
O lançamento aconteceu por volta das 20h30 (horário de Brasília), a partir de Boca Chica, no Texas (EUA). A missão não foi tripulada.
Pouco mais de uma hora após a decolagem, a Starship pousou no Oceano Índico, mas o impacto provocou chamas ao redor da nave. A SpaceX ainda não informou a causa do incidente.
Além do envio dos satélites, a empresa conseguiu recuperar o foguete propulsor Super Heavy, que pousou com sucesso no Golfo do México, e reacender um dos motores da nave em órbita.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Desde abril de 2023, a Starship da SpaceX já passou por diferentes fases de testes. Entre explosões, falhas de comunicação e pousos bem-sucedidos, a empresa busca aperfeiçoar a tecnologia que será utilizada em grandes missões.
O plano mais ambicioso é que a Starship seja parte da missão Artemis III da Nasa, prevista para 2026, que pretende levar astronautas novamente à Lua após mais de 50 anos. Além disso, Elon Musk mantém o objetivo de enviar humanos a Marte com o mesmo veículo.
Apesar dos desafios, cada voo de teste da Starship aproxima a SpaceX de tornar os voos espaciais mais baratos e reutilizáveis, revolucionando o setor aeroespacial.
Leia também | Pesquisa do CIEE revela desinteresse dos jovens pela Engenharia e alerta para futuro da inovação no Brasil
Tags: SpaceX, Elon Musk, Starship, maior nave do mundo, satélites Starlink, lançamento espacial, foguete Super Heavy, missão Artemis, Nasa, viagem à Lua, viagem a Marte, exploração espacial, Boca Chica, tecnologia espacial