O prefeito José Sarto assinou, nesta terça-feira (22/02), a ordem de serviço para dar início às obras de requalificação das avenidas Monsenhor Hélio Campos e Doutor Theberge e da construção do Centro de Referência do Empreendedor, que fazem parte da Rua do Comércio, no Pirambu (Regional 1). A intervenção integra o Projeto Meu Bairro Empreendedor e abrange mais de 18 mil metros quadrados de área. As obras serão executadas pela Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf) e terão duração de 12 meses.
As duas avenidas receberão melhorias urbanísticas, como nova pavimentação, mobiliários urbanos, sistema de drenagem, bolsões para embarque e desembarque, calçadas padronizadas, além de ciclofaixa, paisagismo e passagem elevada para pedestres, proporcionando mais segurança e acessibilidade para quem frequenta o local.
“O Meu Bairro Empreendedor é um projeto que transforma a estrutura do bairro, requalificando aquela rua que já tem vocação para o comércio e dando todas as condições necessárias, com pavimentação, iluminação, sinalização, organizando o espaço público e estimulando a economia local”, destacou o prefeito.
Com a implantação do Centro de Referência do Empreendedor, a Prefeitura oferece capacitação, recursos, e realiza o acompanhamento da micro empresa.
“Nosso intuito é que a economia se fortaleça. Aquecendo a economia local, toda a cidade é beneficiada”, acrescentou Sarto.
O investimento para implantação do projeto, que visa estimular o empreendedorismo local com a criação e ampliação de negócios, trazendo mais oportunidades de renda e geração de emprego, é da ordem de R$ 5 milhões.
O Meu Bairro Empreendedor já beneficia vias do comércio nos bairros Bom Jardim, Vicente Pinzón e Serviluz. Atualmente, além do Pirambu, o bairro Vila Velha também recebe melhorias viárias para a implantação do programa, que deve ser entregue no segundo semestre deste ano.
“Ainda este ano, outros bairros de Fortaleza vão receber essa mesma requalificação urbanística e viária nas vias do comércio, para que a gente possa potencializar mais regiões da nossa cidade”, afirmou o secretário de Infraestrutura de Fortaleza, Samuel Dias.
>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<
Lançado inicialmente no Bom Jardim, o Pirambu também vai receber um Centro de Referência do Empreendedor. Serão realizadas atividades voltados para empreendedorismo e inovação com salas de capacitações, espaços de atendimento do Sine Municipal e um ateliê de costura do projeto Costurando com Futuro. As ações devem estimular a criação ou ampliação de negócios na região, promovendo a circulação de dinheiro no bairro. Serão ofertados, ainda, acesso ao crédito orientado por meio do Programa Nossas Guerreiras.
Além disso, o espaço deve receber capacitações voltadas para os empreendedores locais por meio do Programa Fortaleza Capacita. A ideia é integrar todos os serviços ofertados na área do Desenvolvimento Econômico.
“É muito importante fazer a obra, mas o projeto também dá qualificação para o empreendedor, oferecendo um crédito orientado e estimulando para que o dinheiro permaneça fortalecendo a economia do bairro”, salientou o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira.
Leia também | Jogo de Poker recreativo cresce no Brasil como forma de lazer e socialização
Com o início das obras, a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) realiza, nesta terça-feira (22/02), bloqueio na Av. Theberge (sentido praia/sertão), no trecho compreendido entre as ruas Santa Elisa e Coimbra, no Pirambu. A intervenção terá duração de 60 dias e é necessária para viabilizar o andamento desta primeira etapa das obras do Meu Bairro Empreendedor na região.
Para acessar a Av. Dr. Theberge, o condutor deve seguir na rua Santa Elisa, entrar à direita na avenida Pasteur, à direita na rua Nossa Senhora das Graças e à esquerda para acessar a avenida Dr. Theberge. O condutor que vier pela avenida Dr. Theberge, deve entrar à direita na rua Nossa Senhora das Graças, à esquerda na Av. Pasteur e à esquerda rua Santa Inês.
Mapa da intervenção
A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) desviou o itinerário da linha 120 Vila do Mar / Náutico / Antônio Bezerra, de acordo com o desvio proposto pela AMC.
Leia também | AGU pede que STF retire sigilo de investigações da CPI da Pandemia