Conquista para população da Região Norte cearense, o novo Aeroporto Regional de Sobral foi entregue pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria Estadual da Infraestrutura (Seinfra), nesta sexta-feira (01/04). O empreendimento, localizado a cerca de 25 km da sede do município, tem capacidade para receber aeronaves de porte médio.
O Estado do Ceará investiu R$ 70 milhões para construir e equipar o Aeroporto, além de oportunizar melhorias viárias para o acesso. Iniciativa que eleva a um novo patamar econômico uma região com mais de 800 mil habitantes – somando o quantitativo populacional do Sertão de Sobral e do Litoral Norte.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“A região já merecia um bom aeroporto que pudesse ter voos comerciais. Entregamos hoje este belo equipamento dentro do padrão exigido pela Anac [Agência Nacional de Aviação Civil]. Já solicitamos a regulamentação e temos conversado com companhias aéreas nacionais para criar voo comercial para cá, como criamos para Jericoacoara e Aracati. Este equipamento traz desenvolvimento e oportunidades. Esse é o papel do Estado”, afirmou o governador Camilo Santana.
“Esta obra é um exemplo daquelas ações que muito nos desafiam, que são obras estruturantes, que têm serventia no presente, mas também pavimentam a estrada para o futuro. Muitas coisas para o crescimento só podem acontecer, como crescimento econômico, quando as condições existem. O aeroporto para nós e para nossa região tem um valor muito grande”, reforçou a vice-governadora Izolda Cela.
Instalado numa área de 180 hectares, o empreendimento conta com pista de pouso e decolagem de 1.800m de extensão por 30m de largura. Também possui estacionamento, pátio de aeronaves, pistas de taxiamento, balizamento noturno e um Terminal de Passageiros, com área construída de aproximadamente 2 mil m².
Para o conforto de profissionais e passageiros, o terminal dispõe de salas de espera, embarque e desembarque, administração, balcões de check-in, controle de voo, além de banheiros e espaço para quiosques e lanchonete.
“Este empreendimento tem um layout capaz de receber qualquer voo comercial do Brasil. Toda documentação para homologação já está protocolada na Anac. Uma área de 180 hectares que também pode receber empreendimentos”, ressaltou Lucio Gomes, secretário da Seinfra, agradecendo a todos que contribuíram na construção.
A área abriga também uma unidade de combate a incêndios, além de uma usina fotovoltaica. A usina vai assegurar sustentabilidade energética ao empreendimento e será capaz de alimentar toda a demanda operacional do equipamento.
O novo Aeroporto homenageia Luciano de Arruda Coelho, advogado, intelectual e um dos entusiastas da criação da Fundação Universidade Vale do Acaraú, que posteriormente foi transformada em universidade estadual.
“Uma obra acalentada pelo povo de Sobral há muito tempo. O aeroporto é uma porta para o futuro que não está distante. Muitas coisas e desejos de empreendimentos eram impedidos de se instalarem aqui pela falta de aeroporto [do porte]”, pontuou Ivo Gomes, abraçando os familiares do homenageado.
O acesso ao empreendimento ficou mais fácil com a construção da CE-555, que homenageia a educadora sobralense Maria José Santos Ferreira Gomes, que se dedicou também às obras sociais. A estrada, de 2,7 km, liga o aeroporto à CE-178, na altura do acesso ao distrito de Patriarca.
A entrega marca um novo momento para o Aeroporto, que deve receber vistoria da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o que faz parte do processo de homologação para operação de voos comerciais. Simultaneamente, o Estado iniciará a transição na administração do equipamento, passando da Seinfra, responsável pela implantação, para a Superintendência de Obras Públicas (SOP), que é a administradora dos aeroportos estaduais.
O servente Francisco Luziano trouxe a família para conferir o Aeroporto que ele ajudou a construir. Ele mora na Mutuca, comunidade próxima ao empreendimento. “Para mim, foi uma maravilha ter sido construído bem perto da gente. É maravilhoso”, comemorou.
Segundo o secretário Lucio Gomes, durante o pico de trabalho na obra foram empregados cerca de 300 trabalhadores.
“Com muita emoção e comoção, um obrigado profundo ao governador Camilo Santana, que entra para a história como um dos maiores governadores. Porque a diferença que faz o Ceará, ao contrário de mandar todo mundo embora, chama de volta os nossos irmãos que foram trabalhar na construção civil e em restaurantes no Sudeste”, registrou Ciro Gomes.
Além dos depoimentos, a solenidade também foi marcada pela homenagem que os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Carlos Jereissati dedicaram ao governador Camilo Santana. As crianças cantaram músicas com a participação da Brinquedoteca do Didi e mediação da Escola de Música de Sobral.
A cidade já contava com um aeroporto que, a partir desse momento, passará por um processo de desativação. Para isso, será necessário um período de adaptação e de transição. Com a entrada em operação do novo aeroporto, a área do atual aeródromo será integrada à malha urbana de Sobral.
Nesse sentido, o Governo do Ceará e a Prefeitura de Sobral elaboraram um plano de reutilização dos 17,3 hectares. O objetivo é colaborar na promoção da integração do espaço do aeroporto antigo à cidade, através de uma ocupação ordenada, gerando desenvolvimento econômico e social.
Leia também | As surpresas dos ativos financeiros em tempos de instabilidade