O prefeito José Sarto inaugurou, na manhã desta sexta-feira (24/09), a 80ª Areninha de Fortaleza. O equipamento, localizado no bairro Vila Velha, na Praça Tancredo Neves, teve investimento de R$ 800 mil e conta com 5.900m² de campo de grama sintética, arquibancadas, passeio com piso intertravado no entorno do equipamento, itens de acessibilidade com piso tátil, rampas e mobiliário urbano.
Morador da região há 30 anos, Marcos Aurélio, 53, “herdou” a organização do racha tradicional na comunidade, que passou a ocorrer com menos frequência devido ao espaço inadequado. Com a inauguração da Areninha, ele espera voltar a reunir os amigos.
“Temos um racha tradicional dia de sábado, desde sempre, ficou passando de geração pra geração entre os moradores do bairro. Antes, quando chovia, tinha que juntar todo mundo pra dar um jeito no campo, porque era de areia, pra água descer. Aí deu uma parada, mas agora, depois da reforma, tá começando a voltar aos poucos. Com o campo assim, todo mundo quer jogar”, contou o morador.
Durante a inauguração, o prefeito ainda anunciou que fará licitação para construção de um vestiário em um contêiner no local, após reivindicação da comunidade.
“Esse projeto não inclui somente a parte esportiva, temos recuperação do entorno e isso estimula um fluxo econômico, porque o cidadão vai colocar ponto de venda aqui. A forma de socialização desse projeto também visa garimpar talentos escondidos. As Areninhas atraem atenção de gestores de outras capitais que se interessam por conhecer essa política de inclusão, que é fantástica”, contou o prefeito.
O secretário do Esporte e Lazer, Ozires Pontes, afirmou que tem recebido, presencialmente, secretários de todo o Brasil para apresentar o projeto, o qual considera “uma das maiores políticas públicas de Fortaleza”. “Considero a Areninha um verdadeiro gol de placa da Prefeitura, tanto pela questão esportiva, quanto por revelar talentos e pela inclusão social., enfatizou Pontes.
Em cada Areninha, é instalado um Núcleo do Atleta Cidadão. O projeto é realizado por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Secel) e da Federação de Triathlon do Estado do Ceará (Fetriece). O núcleo oferece à população acesso gratuito ao esporte e ao lazer por meio de aulas regulares, com a realização de atividades físicas e brincadeiras com a orientação de profissionais. A iniciativa atende jovens entre 8 e 19 anos.
“É um projeto de participação que fomenta o esporte, funciona em mais de 120 núcleos espalhados pela cidade, preferencialmente, em equipamentos que a Prefeitura gerencia. A gente também trabalha com basquete, vôlei, natação, atletismo. Geralmente, funciona três vezes por semana. Escolhemos as áreas de maior vulnerabilidade. A comunidade já atrelou inauguração de Areninha com o projeto”, informou a coordenadora geral do projeto Atleta Cidadão, Andrea Coelho.
O projeto Areninhas foi iniciado pela Prefeitura de Fortaleza na gestão do prefeito Roberto Cláudio, em 2014, e desde então está requalificando campos de futebol em bairros com alto índice de vulnerabilidade social. O objetivo é entregar à população equipamentos esportivos de qualidade, onde a comunidade possa, além de praticar atividade física, ter um espaço seguro de convivência, lazer e formação cidadã.
Leia também | Mais de 80% das praias do Ceará estão próprias para banho, aponta Semace